Papai Noel e a SST: seria a combinação perfeita para o Natal?

Papai Noel e a SST ? Nessa época do ano muitos diminuem o ritmo das atividades uma vez que o espirito natalino aos poucos começa a invadir o ambiente, muitos estão tirando o “pé do acelerador” e colocando-os para cima a fim de aproveitar as festividades.

Entretanto, quem fica a todo vapor é o São Nicolau, principalmente por ter sua imagem relacionada ao Natal desde muito tempo. O bom velhinho desempenha uma função muito importante e ao mesmo tempo muito perigosa, por isso Papai Noel e a SST precisam andar sempre juntos.

Por que Papai Noel e a SST precisam andar sempre juntos?

Ser Papai Noel não é uma tarefa fácil, ao contrário do que muitos pensam, é necessário ter muito cautela por se tratar de uma profissão que apresenta muitos riscos a segurança do colaborador. 

O bom velhinho precisa percorrer em seu trenó todas as casas durante a noite de Natal, além de ter que descer pela chaminé do telhado para poder deixar o tão esperado presente debaixo da árvore de natal.  Qualquer deslize realizado pode acabar com tudo, por isso o Papai Noel e a SST precisam andar juntos.

Quais os riscos encontrados no trabalho do Papai Noel ?

Qualquer ação realizada no ambiente de trabalho, desde a mais simples possível, se não for realizada com segurança pode trazer um grande transtorno.

Já pensou se Papai Noel devido ao pouco tempo para entregar os presentes, conduzisse o seu trenó em alta velocidade?  Ou se não tomasse cuidado aos riscos devido à altura ao andar pelo telhado até chegar a Chaminé? E se ao descer por elas, que em alguns casos podem ser consideradas espaços confinados, não se atentar aos riscos presentes?

São inúmeras as perguntas, mas há apenas uma resposta. É necessário se prevenir.  

O bom velhinho precisa realizar os seus treinamentos de SST, tais como NR 35, NR 33, Direção preventiva, para se manter sempre capacitado para executar sua profissão da melhor maneira possível, até porque a Mamãe Noel o espera na manhã de Natal.

Não só o Papai Noel, mas todo profissional possui alguém que está a sua espera, por isso é de extrema importância se preocupar com a sua segurança para chegar bem em sua casa para receber aquele abraço familiar, que é verdadeiramente um presente de Natal.

Já que estamos em clima de Natal

Nós da ProLife Engenharia, desejamos a você e toda sua família um feliz e abençoado Natal,  e que o real motivo dessa data comemorativa esteja presente no coração de todos.

Autora: Nicole Gurgel/Graduanda em Educação Física pela UFOP/ Setor de Planejamento Prolife Itabirito.

Saiba mais

Prolife Unidade Itabirito: a boa filha a casa torna!

Serviços de Mobilização é com a Prolife

Os melhores vídeos de SST da atualidade!

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.