Riscos específicos no espaço confinado: saiba como identificá-los!

Antes de tudo é imprescindível falar sobre os riscos específicos no espaço confinado, pois sabemos que por si só, estes locais apresentam riscos elevados que podem levar à morte.

Dessa maneira durante as atividades de espaço confinado encontramos diversos riscos que se não forem identificados e controlados, podem resultar em acidentes graves e fatais.

Já sabemos que riscos atmosféricos são comuns como a deficiência de oxigênio e gases inflamáveis e tóxicos e podem ser encontrados em todos os tipos de espaços confinados.

Mas existem os riscos que só serão encontrados em alguns ambientes específicos.

riscos específicos no espaço confinado

Riscos específicos no espaço confinado

Quais são os riscos riscos específicos no espaço confinado?

Essa pergunta certamente gera algumas dúvidas, mas abaixo vou explicar claramente sobre os riscos específicos no espaço confinado. São eles:

Em alguns tipos de espaços confinados, principalmente em galerias e porões em áreas hospitalares poderão ser encontrados riscos biológicos como a presença de vírus, protozoários e bactérias.

Nestes espaços cuidados como proteção respiratória e vestimenta adequada serão necessários assim como a imunização adequada por meio de vacinas em dia.

Podemos encontrar também vestígios de roedores e morcegos que podem ser vetores de riscos biológicos.

  • Animais peçonhentos

Em galerias subterrâneas e caixas de passagem elétricas podemos encontrar animais peçonhentos como escorpiões e aranhas.

E estes devem ser identificados, pois um contato acidental pode culminar em um acidente.

Serpentes também são frequentes nas galerias elétricas e em silos nas áreas alimentícias.

Sendo assim uma inspeção minuciosa em todo o espaço confinado pode evitar o contato acidental com animais peçonhentos.

  • Soterramento

Principalmente em obras na construção civil como fundações e escavações profundas existe o risco de soterramento.

Nas minas subterrâneas existe também o risco de aprisionamento por desabamento das paredes da mina.

Já dentro de silos pode ocorrer o engolfamento, onde a pessoa afunda dentro de uma grande quantidade de material solido.

  • Afogamento

Pode ocorrer dentro de reservatórios de material líquido.

Áreas tratamento de água e esgoto e áreas de laticínios são frequentes sendo necessários proteção contra quedas nas entradas dos espaços e também o cuidado de realizar inspeções e manutenções quando o reservatório estiver vazio.

Em exploração de cavernas sempre existe o risco de encontrarmos áreas alagadas. Por isso treinamento especifico e equipamento de mergulho serão necessários.

E saiba como o resgate na Tailândia aconteceu, clique aqui.

Sempre é bom ressaltar que para identificarmos os riscos em espaços confinados um bom treinamento sempre é a melhor forma de evitarmos acidentes.

Medidas de controle para evitar os riscos específicos no espaço confinado

Como falado anteriormente, os espaços confinados requerem uma atenção especial para evitar acidentes graves.

Sendo assim é necessário trabalhar na prevenção e no controle dos riscos.

O treinamento é parte essencial para que o trabalho seja executado corretamente, bem como uma avaliação qualitativa e quantitativa do ambiente confinado em questão.

Agende agora mesmo esse treinamento na Prolife.

Trabalhar em um local cujo risco de acidentes é iminente requer ações de grande potencialidade, então a empresa, o setor de SSO e os trabalhadores devem estar engajados para trabalhar em prol da vida.

Autor: Ivan Dias/Técnico de Segurança do Trabalho

Saiba mais

Prolife especialista em treinamentos de Espaço Confinado

Os melhores vídeos de SSO de todos os tempos

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.