Higiene Ocupacional: equipamentos de medições SST

Higiene Ocupacional se preocupa em prevenir os acidentes ocupacionais que o colaborador é exposto no dia a dia no seu trabalho. Sejam riscos Físicos, Químicos, Biológicos, Mecânicos (Acidentes) e Ergonômicos.

Dessa forma, para os riscos quantificáveis são usados equipamentos de medições. Hoje vamos conhecer melhor alguns desses equipamentos.

Mas não podemos esquecer que também existem riscos que avaliamos qualitativamente. Essas serão as cenas dos próximos capítulos…

Veja alguns dos mais utilizados pela Higiene Ocupacional

Termo-Higro-Anemômetro-Luxímetro Digital

Este equipamento integra as funções de Termômetro (para medir a temperatura ambiente), Velocidade do Vento, Umidade, Luxímetro (mede a quantidade de lux que incide sobre o trabalhador). Assim todas essas funções juntas atestam o conforto do ambiente de trabalho.

Dosímetro

Já o Dosímetro medi a quantidade de decibéis do ambiente. É colhida uma amostra durante o período determinado de acordo com a atividade do trabalhador.

Audiodosímetro

Audiodosímetro, medi a quantidade de decibéis que o trabalhador está exposto. Dessa forma, a foto mostra como deve ser colocado o equipamento no trabalhador. Observando os Limites de Ação e os Limites de Tolerância segundo a NR 15.

Bomba Gravimétrica

Bomba Gravimétrica ou bomba de amostragem de ar é um equipamento que força a passagem de ar pelo amostrador, fazendo com que o contaminante químico fique no filtro desse amostrador. Então, é enviado ao laboratório para verificar a concentração do contaminante. É portátil e é instalado no trabalhador próximo a zona de respiração para a coleta de agentes químicos.

Medidor de Stress Térmico

Ele mede a temperatura com diferentes termômetros que medem: a temperatura do ambiente, a temperatura do bulbo úmido natural, a temperatura do globo e ainda mede a umidade relativa do ar. A intenção é calcular o IBUTG interno e externo para verificar a salubridade ou insalubridade do ambiente de trabalho ou das atividades de trabalho.

Medidor de Vibração de Corpo Inteiro e de Mãos e Braços

Temos aqui o equipamento medidor de vibração ocupacional. O equipamento é o mesmo, mas os acessórios é que diferencia para a medição de Vibração de Corpo Inteiro (VCI) ou Vibração de Mãos e Braços (VMB). A VCI é para as atividades de trabalho que geram vibração para corpo inteiro. O “disco” é posicionado no assento do trabalhador. Assim, já no caso da VMB o Acelerômetro é colocado como um anel no dedo do trabalhador para medir a vibração sofrida nas mãos e nos braços.

Detector de Gases

Esse detector de gases é indicado para realização de inspeção de risco de explosão em Espaço Confinado. Ele consegue sentir a presença de 4 gases:

  • Oxigênio (O2) que em deficiência, menor que 19,5%, causa asfixia. Em excesso, maior que 23%, causa risco de explosão;
  • Monóxido de Carbono (CO): asfixiante;
  • Sulfeto de Hidrogênio (H₂S) que é derivado do enxofre é tóxico e pode levar a morte;
  • Metano (CH4): Explosivo.

Então é isso! Esses são alguns instrumentos usados pela Higiene Ocupacional. Portanto, se quiser ter acesso a mais conteúdos de SST visite o blog da ProLife e/ou assista o vídeo abaixo.

Autora: Jennifer Fonseca/Engenheira de Saúde e Segurança do Trabalho

Saiba mais

Conheça os nossos serviços e acesse os nossos contatos

A FUNDACENTRO fala sobre o assunto.

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.