Treinamentos gerais de SST: será que servem apenas para “inglês ver” ?

Em 1831, o Governo Regencial do Brasil a pedido da Inglaterra, aprovou leis que impedissem o trafico de escravos. Entretanto, sabia-se que essas leis não seriam aplicadas, e serviriam para manter as aparências diante os estrangeiros, sendo assim apenas para os ingleses verem.  Desse fato da história do Brasil que surgiu a expressão para “inglês ver”, a qual iremos associar nesse artigo aos treinamentos gerais de SST.

treinamentos gerais de SST
Será que os treinamentos gerais de SST são mesmo para “inglês ver”?

Mas o que a história do Brasil tem em comum com os treinamentos gerais de SST?

O termo para “inglês ver”, está associado com algo que é feito apenas para maquiar a realidade, mas que na prática não é fidedigno, e serve apenas para passar uma imagem de que está tudo fluindo com veracidade.

Além do mais existem suposições de que os treinamentos gerais de SST na área de segurança servem apenas como uma tentativa de encobrir a realidade.  Uma vez que é possível ver muitos navios negreiros traficando alguns certificados a cegas, oriundas da venda proibida de treinamentos que não foram ministrados.

Treinamentos gerais de SST: quais são as influências com venda de certificados?

Os treinamentos gerais de SST são de extrema importância, uma vez que abordam informações adquiridas através da convivência entre os colaboradores.  Que podem ser cruciais para evitar acidentes além de promover uma conscientização a respeito da importância da vida e engajamento dos funcionários.

A venda de certificados além de ser crime, intercepta esse processo adquirido pelos treinamentos e priva conhecimentos que podem ser de grande de valia, uma vez que o ambiente de trabalho é imprevisível e por isso não se deve contar com a sorte.

 E como não contar com a sorte?

É imprescindível proporcionar ao colaborador um treinamento que realmente agregue valor, com ótimos profissionais e materiais de ponta. E nisso, a ProLife Engenharia é autoridade, sempre colocando a vida em primeiro lugar, uma vez que nada se compara ela.

Para saber um pouquinho mais sobre a importância dos treinamentos, não deixe de ver esse vídeo sobre “ 3 fatos sobre treinamentos de segurança que seu chefe vai gostar de descobrir.

Autora: Nicole Gurgel/Graduanda em Educação Física pela UFOP/ Setor de Planejamento Prolife Itabirito

Saiba mais

Prolife Unidade Itabirito: a boa filha a casa torna!

Serviços de Mobilização é com a Prolife

Os melhores vídeos de SSO da atualidade

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.