[NR Atualizada 2020] Todas As Normas Regulamentadoras Do MT

Baixar NR ficou indiscutivelmente mais fácil do que você imagina.

Então não perca tempo e baixe agora mesmo todos os conteúdos atualizados.

O que é NR?

Baixar NR Normas Regulamentadoras

As normas regulamentadoras conhecidas popularmente como NR´s  são caracterizadas como regras que devem ser seguidas e respeitadas.

Sendo assim podemos entender que as normas regulamentadoras são regras relativas à segurança e medicina do trabalho.

Então o objetivo principal das NR´s é cuidar preventivamente da segurança e da saúde do trabalhador no ambiente laboral.

Assim não espere mais, baixe agora mesmo todas as 37 normas de SST:

NR01 – Disposições gerais

NR 01 IMAGEM
NR 01 PDF

O objetivo desta norma é estabelecer regras gerais, campos de aplicação, termos e definições gerais das normas regulatórias – NRs sobre segurança e saúde no trabalho.

NR02 – INSPEÇÃO PRÉVIA [suspensa]

Esta norma tratava de medidas emergenciais, que são tomadas a partir da verificação de situações de trabalho que apresentem riscos graves e iminentes aos trabalhadores

NR03 – Embargo ou intedição

NR 03 IMAGEM
NR3

Esta norma trata de medidas emergenciais, que são tomadas a partir da verificação de situações de trabalho que apresentem riscos graves e iminentes aos trabalhadores.

NR04 – Serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho.

NR 04 IMAGEM
SESMT

A lei estipula que empresas privadas e públicas, órgãos públicos diretos e indiretos do Poder Executivo e órgãos públicos dos departamentos legislativo e judiciário, cujos funcionários estão sob a jurisdição da Lei de Consolidação da Lei do Trabalho (CLT), serão obrigados a manter engenharia de segurança e medicina nos Estados Unidos serviço profissional. Trabalhos realizados para promover a saúde e proteger a integridade dos trabalhadores no ambiente de trabalho.

NR05 – Comissão interna de prevenção de acidente

NR 05 IMAGEM
NR 05

Estipula que empresas privadas e públicas, sociedades de economia mista, organizações de gestão direta e indireta, instituições de caridade, associações de entretenimento, cooperativas e outras organizações que permitam a CIPA e outros trabalhadores devem estabelecer e manter suas operações normais. empregado.

NR06 – Equipamento de proteção individual – EPI

NR 06 IMAGEM
NR 6 EPI

Definir que a empresa é obrigada a fornecer aos empregados EPI adequados aos seus riscos gratuitamente nas seguintes circunstâncias, para que se encontrem em estado e função adequados, e o risco seja adequado para o risco.

NR07 – Programa de controle médico de saúde ocupacional

NR7 IMAGEM
NR 07 PCMSO

Estabelecer um plano de controle médico e de saúde ocupacional – PCMSO desenvolvido e implementado por todos os empregadores e organizações que aceitam trabalhadores como empregados para promover e manter a saúde de todos os trabalhadores

NR08 – Edificações

NR 08 IMAGEM
NR 08

Ele especifica os requisitos técnicos mínimos que devem ser observados em edifícios para garantir a segurança e o conforto das pessoas que trabalham no edifício.

NR09 – Programa de prevenção de riscos ambientais

NR 09 IMAGEM
NR 09

Estabelecer regulamentações detalhadas obrigatórias e implementações para todos os empregadores e instituições que aceitam trabalhadores como empregados, com vistas a salvaguardar a saúde e integridade dos trabalhadores por meio de expectativas, reconhecimento e avaliação, levando em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais e controlando o ambiente de trabalho existente ou existente Possíveis riscos ambientais.

NR10 – Segurança em instalações e serviços de eletricidade

NR 10 IMAGEM
NR 10

Estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

NR11 – Transporte, movimentação e manuseio de materiais

NR 11 IMAGEM
NR 11

Estabelece as normas de segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras.

NR12 – Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos

NR 12 IMAGEM
NR 12

Na etapa de projeto e uso de máquinas e equipamentos, bem como na sua fabricação, importação, comercialização, exposição, etc., formular medidas de proteção para proteger a saúde e a saúde física dos trabalhadores, e formular requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. título.

NR13 – Caldeiras, vasos de pressão e tubulações e tanques metálicos de armazenamento.

NR 13 IMAGEM
NR 13

Esbelece requisitos mínimos para gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão, suas tubulações de interligação e tanques metálicos de armazenamento nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando à segurança e à saúde dos trabalhadores.

NR14 – Fornos

NR 14 IMAGEM
NR 14

Estabelece normas de prevenção e de utilização de fornos industriais.

NR15 – Atividades e operações insalubres

NR 15 IMAGEM
NR 15

Estabelece quais são as ocupações insalubres, os graus de insalubridade e quais são as normas de prevenção para cada uma delas.

NR16 – Atividades e operações perigosas

NR 16 IMAGEM
NR 16

Ele determina quais operações são consideradas perigosas e define regras de segurança e prevenção para elas.NR 17 pdf – Baixar NR-17 – ERGONOMIA

NR17 – Ergonomia

NR 17 IMAGEM
NR 17

Estabelece parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

NR18 – Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção

NR 18 IMAGEM
NR 18

NR19 – Explosivos

NR 19 IMAGEM
NR 19

Determina normas para fabricação, armazenamento e manuseios de materiais explosivos.

NR20 – Segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis

NR 20 IMAGEM
NR 20

Determina os requisitos mínimos para a gestão da segurança e higiene do trabalho, tendo em vista os fatores de risco de acidentes causados ​​pela extração, produção, armazenamento, transferência, processamento e eliminação de líquidos inflamáveis ​​e combustíveis.

NR21 – Trabalho a céu aberto

NR 21 IMAGEM
BAIXAR NR 21

Determina a obrigatoriedade, em trabalho à céu aberto, da existência de abrigos, ainda que rústicos, capazes de proteger os trabalhadores contra intempéries.

NR22 – Segurança e saúde ocupacional na mineração

NR 22 IMAGEM
BAIXAR NR 22

Tem por objetivo regulamentar os preceitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho, para que o planejamento e o desenvolvimento da atividade minerária sejam condizentes com a busca de longo prazo pela segurança e saúde do trabalhador.

NR23 – Proteção contra incêndios

NR 23 IMAGEM
BAIXAR NR 23

Ele determina que todos os empregadores devem tomar medidas de proteção contra incêndio de acordo com as leis estaduais e os padrões técnicos aplicáveis.

NR24 – Condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho

NR 24 IMAGEM
BAIXAR NR 24

Estabelece as condições mínimas de higiene e de conforto a serem observadas pelas organizações, devendo o dimensionamento de todas as instalações regulamentadas por esta NR ter como base o número de trabalhadores usuários do turno com maior contingente

NR25 – Resíduos industriais

NR 25
BAIXAR NR 25

Define medidas preventivas quanto aos resíduos industriais e aos seus destinos finais.

NR26 – Sinalização de segurança

NR 26 IMAGEM
BAIXAR NR 26

Determine as cores a serem utilizadas na sinalização de segurança no trabalho.

NR27 – Registro profissional do técnico de segurança do trabalho

NR 27 IMAMGE
BAIXAR NR 27

NR28 – Fiscalização e penalidades

NR 28 IMAGEM
BAIXAR NR 28

Determina critérios à serem adotados nas fiscalizações de segurança quanto à aplicação de multas e o valor das autuações.

NR09 – Norma regulamentadora de segurança e saúde no trabalho portuário

NR 29 IMAGEM
BAIXAR NR 29

Regulamenta as medidas obrigatórias de proteção contra acidentes e doenças ocupacionais, presta serviços de emergência aos acidentados e proporciona aos trabalhadores portuários as melhores condições de saúde e segurança.

NR30 – Segurança e saúde no trabalho aquaviário

NR 30 IMAGEM
BAIXAR NR 30

Tem como objetivo a proteção e a regulamentação das condições de segurança e saúde dos trabalhadores aquaviários.

NR31 – Segurança e saúde no trabalho na agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura

NR 31 IMAGEM
BAIXAR NR 31

Seu objetivo é estabelecer princípios a serem observados na organização e no ambiente de trabalho para que o planejamento e o desenvolvimento das atividades agropecuária, florestal, florestal e aquícola sejam compatíveis com a segurança, a saúde e o ambiente de trabalho. .

NR32 – Segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde

NR 32 IMAGEM
BAIXAR NR 32

Tem por objetivo estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde do pessoal dos serviços de saúde e das atividades de promoção e assistência à saúde em geral.

NR33 – Segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados.

NR 33 IMAGEM
BAIXAR NR 33

Determinar os requisitos mínimos para a identificação de espaços confinados e para a identificação, avaliação, monitorização e controlo dos riscos existentes, de forma a garantir de forma permanente a segurança e a saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nesses espaços.

NR34 – Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, reparação e desmonte naval.

NR 34 IMAGEM
BAIXAR NR 34

Estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção à segurança, à saúde e ao meio ambiente de trabalho nas atividades da indústria de construção, reparação e desmonte naval.

NR35 – Trabalho em altura

NR 35 IMAGEM
BAIXAR NR 35

Estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.

NR36 – Segurança e saúde no trabalho em empresas de abate e processamento de carnes e derivados.

NR 36 IMAGEM
BAIXAR NR 36

Estabelece os requisitos mínimos para a avaliação, controle e monitoramento dos riscos existentes nas atividades desenvolvidas na indústria de abate e processamento de carnes e derivados destinados ao consumo humano, de forma a garantir permanentemente a segurança, a saúde e a qualidade de vida no trabalho, sem prejuízo da observância do disposto nas demais Normas Regulamentadoras – NR do Ministério do Trabalho e Emprego.

NR 37 – Segurança e saúde em plataformas de petróleo.

NR 37 IMAGEM
BAIXAR NR 37

Contudo a NR 37 estabelece os requisitos mínimos de segurança, saúde e condições de vivência no trabalho a bordo de plataformas de petróleo em operação nas Águas Jurisdicionais Brasileiras – AJB.

O que diz a Nota Técnica 54 de 2018 sobre os treinamentos online das NRs ?

ADQUIRA AQUI SEUS TREINAMENTOS ONLINE

A Nota Técnica 54 de 2018 ratifica a Capacitação em SST pela modalidade de ensino a distância (EaD) e semipresencial.

A princípio é importante destacar que a educação a distância caracteriza-se como modalidade educacional.

Na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorra com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação.

E isso com pessoal qualificado, com políticas de acesso, com acompanhamento e avaliação compatíveis, entre outros.

Além disso, que se desenvolvam atividades educativas por estudantes e profissionais da educação que estejam em lugares e tempos diversos.

Qual a real importância da Nota Técnica Nota Técnica 54 de 2018?

Indiscutivelmente a Nota  Técnica 54 de 2018 é muito importante, pois ela apoia a adoção da metodologia de EaD no universo do trabalho.

Tornando esta adoção produtiva, pois proporciona uma maior abrangência e alcance na propagação de conhecimento, além de otimizar essa forma o emprego de recursos.

Além disso, o profissional que se capacita nos treinamentos online, enriquece o currículo e aumento seu espaço no mercado de trabalho.

Outro ponto importante, mesmo que os treinamentos de SST sejam à distância, o que melhora a acessibilidade, é necessário por parte do profissional ter uma boa disciplina e buscar atualização constante.

Treinamentos de SST EAD: 5 benefícios que vão te encantar

Indiscutivelmente os treinamentos de SST EAD são: a cereja do bolo que faltava!

Imagina poder fazer uma capacitação específica com qualidade, menor custo e digital? Agora você pode.

Então quais são os benefícios dos treinamentos de SST EAD?

Antes de prosseguir é necessário entender algumas definições:

Quando se fala de EAD, estamos falando de Ensino a Distância, ou seja online e a definição de SST é bem conhecida, pois se trata de Segurança e Saúde do Trabalho.

Mas talvez você esteja se perguntando: Treinamentos de Segurança a distância. Isso é permitido?

Embora muitas dúvidas estejam pairando sobre nossas cabeças a respeito disso, existe uma Nota Técnica que permite esta modalidade. E claro temos um artigo superinteressante sobre isso, clique e saiba mais.

Todavia, outro ponto interessante é que apesar de parecer algo que será facilitado e sem nenhum valor técnico, a modalidade EAD é uma fonte muito importante para prevenção de acidentes.

Os 5 principais benefícios dos treinamentos de SST EAD

Inegavelmente,como tudo na vida, a modalidade EAD também tem seus pontos fracos, mas eles são bem pequenos comparados aos ganhos que podemos ter.

Abaixo estão os principais benefícios dos treinamentos de SST EAD:

  1. Facilidade no acesso: Esta modalidade permite que o treinando, mesmo depois do horário de trabalho, tenha acesso para revisar e acompanhar os conteúdos de SST.
  2. Otimização de tempo e custo: A flexibilidade dos treinamentos SST EAD permite que a grande maioria dos treinandos, consigam conciliar trabalho e estudos. Além disso, esta modalidade é bem mais barata que fazer um treinamento presencial, sem falar na economia extra que o EAD proporciona. O empregador economiza por não ter que deslocar com os empregados para efetuar o treinamento presencial em uma outra cidade, por exemplo;
  3. Melhor aprendizagem e dinamismo: O treinando não perde nenhum conteúdo. Tudo está disponível no ambiente virtual de aprendizagem e pode ser acessado, depois o horário de trabalho, quantas vezes o estudante desejar, de onde ele estiver;
  4. Instiga a busca por novos conhecimentos: O ambiente virtual para os treinamentos SST EAD é bem dinâmico e fácil, além disso, ele contribui para que o treinando sempre opte por buscar mais informações;
  5. Variedade de treinamentos de SST: Esta é uma grande vantagem desta modalidade, pois permite que o treinando faça novas capacitações com o objetivo maior de prevenir os acidentes e as doenças ocupacionais

Importante saber sobre os treinamentos de SST EAD:

Apesar da facilidade que esta modalidade oferece, só não vale confundir flexibilidade com moleza!

 No EAD, como em qualquer curso, é preciso bastante dedicação e atenção aos prazos.

Nos cursos a distância também é necessário a realização de provas e aprovação para receber a certificação condizente.

Embora a capacitação em SST estipulada em NR do MTb apresenta especificidades por ser dirigida também a uma relação de emprego, em que figuram o empregador e o trabalhador.

Assim é de responsabilidade do empregador fornecer capacitação para prevenção de doenças e acidentes de trabalho.

Geralmente as NRs estipulam carga horária, periodicidade, conteúdo programático e requisitos quanto à formação do profissional responsável pela capacitação.

Então clique aqui e saiba sobre a validade destes cursos.

Aliás dessa maneira, compete ao empregador realizar a capacitação em SST.

Certamente adotando assim os parâmetros estipulados pela NR, sendo responsável pela organização, execução e gestão da capacitação.

Ademais, estando também  incluídas questões como local para realização, elaboração de material didático.

Alérm disso, o projeto pedagógico do curso, os métodos de avaliação e a seleção dos profissionais para ministrar o curso.

Quais os treinamentos de SST EAD que a Prolife oferece:

Então entre em contato agora mesmo e surpreenda com o que a Prolife vai te oferecer!

Autor: Maria Lima / Coordenadora de Segurança do Trabalho.

Saiba mais

Prolife especialista em SST!

Os melhores vídeos de SST de todos os tempos!

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.