Estratégia de eSocial: entenda como ela pode falir o seu cliente!

A estratégia de eSocial, pode falir o seu cliente de verdade, sabia disso?

Comumente ouvimos pessoas falar diversas coisas sobre o eSocial, mas infelizmente poucas têm sentido.

Então saiba como fazer uma estratégia de eSocial que faz a diferença! Confira no vídeo:

Estratégia de eSocial x acidente de Brumadinho

Inquestionavelmente estamos vivendo um momento muito crítico para a SST.

E tudo isso se deve ao acidente com a barragem em Brumadinho, onde diversas pessoas morreram da pior maneira possível.

Saiba mais neste artigo, clique aqui.

Certamente esse é o maior acidente do Brasil e isso gera uma sensação de impotência muito grande.

Embora existam diversos profissionais trabalhando duro para mudar o rumo da SST dentro da Vale, isso não foi suficiente para evitar o massacre!

Os desafios de implantar a estratégia de eSocial

Já não basta os desafios rotineiros para se adequar ao eSocial , agora teremos mais esse.

Assim sendo, será extremamente necessário mudar a estratégia de eSocial para avançarmos com o objetivo maior : prevenção de massacres como os de Brumadinho.

Inegavelmente é preciso trabalhar duro, mas isso não é suficiente se não houver estratégia.

estratégia de eSocial
Estratégia de eSocial: entenda como ela pode falir seu cliente!

E isso faz sentido para você?

Logo você deve estar pensando que não faz sentido, não é mesmo?

Mas como disse no vídeo: ” imagine  se você tiver em poço fundo cheio de fezes , de repente você faz de tudo para sair e não consegue.

Naquele momento, você decide mudar a estratégia e grita: fogo, fogo! Logo aparecem os vizinhos e chamam os bombeiros que te resgatam.”

A estratégia de eSocial chegou também para você que é consultor de SST

Antes de prosseguir quero de fato que você entenda que não “adianta dar murro em ponta de faca”.

Ou seja, se você não mudar de estratégia de eSocial, seu cliente vai falir com você olhando.

E como já vimos no ínicio do artigo, as consequências podem ser devastadoras.

Nesse meio tempo, sugiro que você enquanto consultor, faça uma autocrítica a respeito de como está encarando a gestão de SST e eSocial do seu cliente.

Primeira situação que merece uma estratégia de eSocial especial:

Recentemente uma empresa grande que trabalha conosco e que também é atendida  por uma consultoria de SST, me apresentou um documento nas seguintes condições:

Isso é uma loucura!

Nesse sentido, podemos notar que a fonte geradora para cada atividade dessas é diferente uma da outra, então isso é uma loucura.

E isso foi comprovado com as medições, e para se ter uma ideia, as diferenças para ruído ficaram em torno de 75 dB, 79 dB e 85 dB.

Logo isso no eSocial pode acarretar um problema muito sério.

Segunda situação que merece uma estratégia de eSocial inteligente:

Sob o mesmo ponto de vista, um cliente grande com serviços em 5 cidades, criou um GHE único para a função de Auxiliar de Jardinagem.

Ele então, colocou todos dessa mesma função e com estabelecimentos diferentes no mesmo GHE.

Já imaginou o tamanho do problema ? Sabe por que? Isso mesmo, no eSocial o lançamento é individual, ou seja, por empregado.

Saiba sobre GHE, clique aqui.

As medições também devem ser diferentes!

Mas infelizmente muitas pessoas estão fazendo as medições da mesma forma.

Com toda certeza , se você tiver cidades diferentes, fontes geradoras de exposição diferentes, não poderá ter concentrações idênticas, não é mesmo?

Assim é justamente “trabalhar duro” ou “dar murro em ponta de faca”  e pior é falir seu cliente devido as pesadas multas.

A mais importante estratégia de eSocial começa com a prevenção!

Inegavelmente a situação atual de SST está muito longe de ser considerada a ideal.

Em diversos grupos de redes sociais, os comentários são diversos e a maioria negativos.

E eles vão desde a escravidão legalizada, como também segurança apenas no papel.

Obviamente o fato ocorrido em Brumadinho mostra claramente isso, mas não podemos ficar coniventes com tudo.

Assim sendo, quero muito contribuir para que a prevenção de acidentes aconteça de forma efetiva.

O eSocial Brasil é o “pulo do gato” para melhorar a sua estratégia

Embora isso pareça impossível, eu afirmo que não é! A vontade de mudar deve partir de nós mesmos.

Então conheça uma forma inteligente de fazer segurança de verdade e melhor, junto com o eSocial.

Portanto venha fazer parte daqueles que buscam a mudança que querem: Sistema eSocial Brasil.

Saiba mais

Sistema eSocial Brasil, o único que faz a gestão eficaz de SST e eSocial

Os melhores vídeos de SST e eSocial de todos os tempos

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.