Estados com maiores índices de acidentes de trabalho no Brasil

O Brasil ocupa a quarta posição no ranking dos países que mais registram acidentes de trabalho no mundo, perdendo apenas para a China, Índia e Indonésia.

Posição essa bastante preocupante, uma vez que a presença de um alto índice de acidentes de trabalho desencadeiam inúmeras consequências negativas, uma vez que mostram a gravidade dos problemas que acometem vários trabalhadores nas mais diversas profissões.

Confira mais informações neste vídeo produzido em 2017:

Acidentes de trabalho podem ser ocasionados por inúmeros motivos e pelos quais podemos citar como a falta de atenção ao serviço a ser executado, uso inadequado de equipamentos de segurança individual ou coletivo, falta de infraestrutura ou até pelo famoso jeitinho brasileiro.

Aliás em média ocorrem cerca de 700 mil acidentes de trabalho por ano no Brasil, segundo o Observatório de segurança e saúde no trabalho.

Ademais, esses acidentes geram um impacto na economia, uma vez que as pessoas são afastadas dos seus cargos por se encontrarem inaptas a exercerem o seu trabalho.

Sem contar que em alguns casos pode-se levar a morte do colaborador, que não há valor irreparável. Uma vez que nada se compara a vida!

Sendo assim é de extrema importância investir em segurança do trabalho, visto que ela traz inúmeros benefícios tanto para empresa quanto para os funcionários.

[PROTEJA SEUS COLABORADORES COM TREINAMENTOS DE SST]

TOP 10:  Estados brasileiros mais perigosos para se trabalhar de acordo com as CAT s

Segundo o Observatório de Segurança e Saúde no trabalho, elaboramos um TOP 10 dos estados brasileiros mais perigosos para se trabalhar, que o TOP 1 não é digno de prêmio.

  • 10º lugar: Mato Grosso –  13.400 CAT s;
  • 9º lugar:  Pernambuco – 15.464 CAT S;
  • 8º lugar: Bahia – 17.481 CAT S;
  • 7º lugar: Goiás – 18.725 CAT S;
  • 6º lugar: Rio de Janeiro – 40.548 CAT S;
  • 5° lugar: Santa Catarina – 41.441 CAT S;
  • 4° lugar: Paraná – 48.847 CAT S;
  • 3° lugar:  Rio Grande do Sul – 51.849 CAT S;
  • 2° lugar: Minas Gerais – 61.888 CAT S.

TOP 1: Estado campeão de acidentes de trabalho que não é digno de parabéns

Estados

Os estados da região Sul do país, ficaram bem colocados, o que pode significar um problema sério de segurança do trabalho nessa localidade.

Essa região apresenta índices sociais acima da média brasileira em vários aspectos: possui o maior IDH do Brasil 0,756 e o terceiro maior PIB per capita do país. Mas, quando se trata de segurança é preciso melhorar. 

O estado de São Paulo é o Top 1 em acidentes de trabalho, com total de 215.376.

Mas será que esses CAT são fidedignos nos estados ?

A legislação obriga às empresas a garantir à segurança dos funcionários, mas os trabalhadores também precisam participar das melhorias no ambiente de trabalho.

Por não existir uma classificação específica para cada categoria profissional, os dados do governo levam em consideração a Classificação Brasileira de Ocupações.

Uma importante ferramenta que monitora em tempo real os números de acidentes do trabalho é o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho.

Ela foi criada por uma parceria entre a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Ministério Público do Trabalho (MPT).

Esse monitoramento acontece pela internet informando a quantidade e os tipos de acidentes, as regiões onde mais ocorrem e os custos para a Previdência Social.

Segundo os especialistas, o Brasil tem números elevados de acidentes do trabalho, com uma quantidade próxima de 700 mil por ano.

Essa situação tende ser ainda mais crítica pois inúmeros trabalhadores não são registrados que não entram nas estatísticas, ou até mesmo alguns dados que não são realmente repassados de forma fidedigna, o que pode subestimar os acidentes de trabalho.

Autora: Maria Lima/Coordenadora de SST Prolife Unidade Itabirito.

Saiba mais

Prolife empresa especialista em Saúde, Segurança e Higiene Ocupacional

Os melhores vídeos de SSO de todos os tempos

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.