Acidentes do trabalho e seus “benefícios “

Comumente pessoas apontam os acidentes do trabalho como uma lição de aprendizado. Entretanto, será que realmente pode se considerar isso como um benefício?

acidentes de trabalho
Os acidentes de trabalho e seus “benefícios”

De certo há quem diga que a experiência vivida o educará no sentido de não mais cometer o mesmo erro. Tão logo, insisto em apontar esse fator como sendo um suposto benefício. No entanto quero convidar-lhe a refletir sobre isso.

Certamente é possível aprendermos com falhas cometidas, mas ainda que isso aconteça, notoriamente o benefício está de fato em não permitir que os acidentes de trabalho ocorram. Sobretudo, ao ponto de vista prevencionista. (visão comum aos profissionais diretamente ligados a gestão de SST) Atesta-se então que o ideal é se precaver em relação a situações que possam resultar em acidentes do trabalho. Por isso é que dizem por ai: “É melhor se prevenir, do que se remediar”

Os acidentes do trabalho geram impactos? Confira no vídeo abaixo:

Comprovadamente os acidentes do trabalho, não geram sob nenhum aspecto benefícios, podendo ainda impactar em diversas áreas da vida de uma pessoa. Portanto vou elencar a seguir algumas das principais áreas afetadas:

Danos diretamente gerados a empresa devido aos acidentes do trabalho:

Ex: Perda material, desconstrução de imagem (Marketing), responsabilização judicial dentre outros.

Danos diretamente gerados ao profissional acidentado:

Ex: Lesões, deformações físicas, doenças ocupacionais e/ou doenças do trabalho.

Danos diretos e indiretos gerados aos familiares do acidentado:

Ex: abalo emocional, desestruturação familiar e financeira.

Danos diretos e indiretos a sociedade devido aos acidentes do trabalho:

Ex: Impactos ambientais, redução da geração empregos. Comprovadamente, acidentes induzem empresas adotarem a automação do processo. De certo isso aumenta a segurança e diminui a dependência de mão de obra humana.

Danos diretos e indiretos a economia :

Por causa dos sinistros, torna-se mais caro os meios de produção. Consequentemente isso impacta no custo de bens de consumo além de comprometer investimentos de verba publica

Assim sendo considera-se, dentre outros, os aspectos acima listados como fatores que inquestionavelmente , derrubam a tese de que haja, por menores que sejam, benefícios em um acidente do trabalho. Dessa forma deve-se priorizar a erradicação dos mesmos.

Como tornar o ambiente mais seguro, saudável, confortável e sem acidentes do trabalho? Saiba mais nesse vídeo:


Toda via, é possível fazer do ambiente de trabalho um local seguro, confortável e mais sudável. Porém é necessário que se estabeleçam parâmetros e os pratiquem. Ou seja, cumpra-se os procedimentos existentes.

Por isso, o MTE deu sua contribuição e criou Normas Regulamentadoras do Trabalho, que possuem valiosas instruções. Consequentemente são fundamentais a uma boa gestão de SST. Indiscutivelmente isso aumenta a segurança do local de trabalho, ajudando a eliminar os acidentes.

Outro ponto extremamente importante para prevenir os acidentes são os treinamentos de SST e o melhor é que você pode fazer tudo online.

Confira tudo a respeito dos treinamentos online clicando aqui!

Contudo não permitir que os acidentes ocorram é um dever de todos que estejam direta e indiretamente envolvidos dentro do processo. Impreterivelmente todos devem está cientes disso. Sobretudo o maior benefício de um acidente é a sua inexistência.

Espero que tenham gostado do conteúdo aqui abordado, deixe sua opinião sobre esse artigo. Caso queira se manter informado sobre os serviços da Prolife acesse o site e fique por dentro.

Autor: Chalison Marques/Técnico de Segurança do Trabalho

Saiba mais

Prolife especialista em Segurança e Saúde do Trabalho

Os melhores vídeos de SST da atualidade

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.