“Sistema eSocial” : indiscutivelmente falar de eSocial é reviver um “pesadelo” sem fim.
Mesmo que a mídia não se canse de propagar o contrário, sabemos que o “Sistema eSocial” não vai acabar.
Confira neste super vídeo!
Então eis a pergunta que não quer calar: por que estamos sempre “chovendo no molhado” com as informações a respeito do eSocial?
Como a própria frase já diz: isso significa falar o que está sendo dito, fazer o que está sendo feito e vai dar sempre no mesmo.
Mas infelizmente o brasileiro está acostumado a não checar a veracidade dos notícias e assim vão continuar fazendo da SST “gato e sapato”.
Afinal de contas o “Sistema eSocial” vai ou não acabar?
- Nota Técnica 15/2019 marca o início da primeira fase da modernização do eSocial.
Um sensacionalismo sem fim, af !
Mas antes que a notícia verídica se espalhasse de fato, as outras sensacionalistas já estavam sendo “sonhadas” pela a maioria.
Não é novidade que o “Sistema eSocial” vai passar por modificações e até mesmo mudança de nome, mas falar de sua extinção é querer ver o “circo pegar fogo”.
Qual o objetivo da modernização do “Sistema eSocial“?
Segundo os secretários especiais do Ministério da Economia Rogério Marinho (Previdência e Trabalho) e Carlos da Costa (Produtividade, Emprego e Competitividade) e pelo relator da MP (Medida Provisória) da Liberdade Econômica no Congresso, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) o objetivo é reduzir a burocracia e estimular a geração de empregos, assim o governo federal decidiu modernizar o eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas).
Como será a modernização no “Sistema eSocial”?
“O eSocial será substituído por um sistema bem mais simples em 2020. Vamos simplificar, desburocratizar e permitir que o Estado e o empregador se unam para gerar crescimento”, disse Rogério Marinho. A modernização e simplificação da ferramenta foi decidida após discussões e consultas realizadas com diversos setores da sociedade.
Forte redução!
Haverá forte redução do número de dados a serem informados pelo empregador. Isso será possível porque o novo sistema irá obter e cruzar informações que já existam em outros bancos de dados. Embora não esteja claro, podemos perceber que tudo que foi feito até agora em relação ao eSocial, não será meramente descartado.
A partir de quando a tal modernização do “Sistema eSocial” vai acontecer?
Na verdade, o “Sistema eSocial” pelo seu dinamismo e amplitude está sendo modernizado a cada dia.
Mas na reportagem pertinente, o calendário aprovado pelo comitê gestor do eSocial prevê que todas as mudanças no sistema entrarão em funcionamento até o primeiro trimestre de 2020.
Então só nos resta esperar e trabalhar para que o “Sistema eSocial“, aconteça dentro do que foi e está sendo desenvolvido.
Como nos livrar do “pesadelo”?
A melhor forma de dormir bem é, com toda certeza, não alimentar a onda das notícias propagadas e isso vale tanto para o “Sistema eSocial” como para as outras informações.
Além disso, existem bons canais de informações verídicas e atuais que podem nos ajudar e muito, pois a partir do momento que eu “espalho o terror” faço parte daqueles que não querem uma mudança de verdade.
“Sistema eSocial“: 2020 está chegando, e aí?
Mesmo que pareça estar longe, 2020 já está “dando as caras” por aí, então é melhor não esperar por novos adiamentos ou extinção do “Sistema eSocial”, mas trabalhar com vontade e dedicação.
Autora: Maria Lima/Técnica de Segurança do Trabalho e Gestora Ambiental
Saiba mais
Conheça a única plataforma do Brasil que entende de SST e eSocial