Eventos do eSocial, você está preparado para enviá-los?

A informação de dados ao eSocial do governo é, atualmente, o assunto de maior relevância nos ambientes empresariais. Levando em conta que a obrigatoriedade do envio dos eventos ao eSocial do governo está cada vez mais próxima, até mesmo para empresas de faturamento menos expressivo, esse cenário é bastante compreensível, não é mesmo?

SIMULE SEU INVESTIMENTO NUM SOFTWARE PARA O ESOCIAL, CLIQUE AQUI

eSocial

O eSocial está sendo tratado como uma grande novidade, sobretudo pelas empresas que deverão passar a informar os dados através dos diversos eventos, porém, a comunicação de dados como o governo sempre fora realizada por outros meios, fossem eletrônicos ou não.

O novo método, no entanto, trouxe dúvidas aos empregadores, sobretudo a respeito dos problemas que o envio de informações através do novo canal poderia trazer. Nesse sentido, é importante ressaltar que as obrigações legais das empresas em relação à Saúde e Segurança do Trabalho, não foram, de modo algum, alteradas, apenas a forma de comunicação.

SIMULE SEU INVESTIMENTO NUM SOFTWARE PARA O ESOCIAL, CLIQUE AQUI

Quais informações de SST compõe os eventos do eSocial?

Na prática, as empresas terão que enviar periodicamente, em meio digital, as informações (eventos) para a plataforma do eSocial.

Os eventos de SST para o eSocial são os seguintes:

S-1060 – Tabela de Ambientes do Trabalho

• S-2210 – Comunicação de Acidentes dos Trabalho

• S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador

• S-2221 – Exame Toxicológico do Motorista Profissional

S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Fatores de Risco

• S-2245 – Treinamentos, Capacitações e Exercícios Simulados

Todos esses eventos deverão ser preenchidos corretamente e então, enviados num arquivo xml, dentro do prazo estabelecido pelo governo.

Confira os dados exigidos nos eventos e regras para envio clicando aqui.

SIMULE SEU INVESTIMENTO NUM SOFTWARE PARA O ESOCIAL, CLIQUE AQUI

Quais as vantagens para as empresas?

Além de simplificar processos, e dessa forma, gerar ganho de produtividade, o eSocial garantirá, também, maior segurança jurídica, com um ambiente de negócio que beneficia a todos, principalmente àquelas empresas que trabalham em conformidade com a legislação.

eSocial

Esse novo modelo traz ainda, outras vantagens, como:

  • Registro imediato de novas informações, como a contratação de um empregado; 
  • Integração de processos; 
  • Disponibilização imediata dos dados aos órgãos envolvidos. 

Você precisa se adequar ao eSocial do governo?

Os profissionais de SST e também os empregadores de modo geral, precisam se adequar. Desse modo, evitarão maiores problemas, como multas e perda de licitações. É de suma importância a antecipação do processo de ajuste ao eSocial!

Não adianta aguardar a obrigatoriedade do envio das informações para começar a trabalhar da forma correta. Não será possível, de modo algum, o envio de informações com datas retroativas.

Sendo assim, o caminho mais seguro e inteligente, é já procurar ferramentas que possam te ajudar a construir os arquivos da forma correta.

Nesse ponto a plataforma eSocial Brasil é, sem dúvida, o modo mais fácil e simplificado de se ajustar. Então, se você precisa de ajuda com adequação ao eSocial do govero, clique aqui e conheça a maior plataforma colaborativa do país.

Autora: Jaqueline Lagares/ Engenharia de Saúde e Segurança pela UNIFEI – (Equipe eSocial Brasil)

Saiba mais

Os melhores vídeos sobre eSocial e SST de todos os tempos

Quer uma plataforma eficiente que gerencia SST e eSocial? Conheça eSocial Brasil

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.