Segurança no trabalho e os treinamentos online

Se há uma coisa que nós seres-humanos temos dificuldades em lidar são com as mudanças. E por falar nisso a segurança do trabalho tem sofrido muitas delas ao longo dos anos. Por assim ser a mais recente, é o impasse entre a segurança no trabalho e os treinamentos online

Segurança no trabalho e os treinamentos online
Treinamentos online

Consequentemente muitas vezes o novo nos traz medo, insegurança e até nos cria um certa aversão. Não é por menos que muitas pessoas ligadas a segurança no trabalho, ainda se mostram resistes aos treinamentos online.

No entanto o mundo está em constante evolução e a todo momento as coisas ao nosso redor passam por reformulações. A educação a distancia era algo surreal até pouco tempo atrás e hoje boa parte das pessoas já a aderiram.

Assim sendo aos poucos vamos perdendo o medo, nos acostumando e criando confiança.

Se existe algo pelo qual sou apaixonado, é a capacidade que possuímos de readaptação. Portanto a segurança no trabalho nos exige nos readaptarmos a todo instante.

Entretanto as mudanças ocorrem para o bem ou para o mal. Seja como for, fato é que se torna impossível ignorar determinadas mudanças, até mesmo porque parte delas revolucionam a humanidade e se você não a acompanha, simplesmente fica “parado” no tempo.

A relação da segurança no trabalho e os treinamentos online

Muitos profissionais ainda estão alarmados quanto a possibilidade de justo na segurança no trabalho se permitir treinamentos online. Portanto não seria esse o momento de nos abrir mais uma vez ao novo, a revolução tecnológica que estamos percebendo ocorrer diariamente?

A cada dia se faz mais notória a revolução que a internet fez em nossas vidas, e a segurança no trabalho tende a acompanhar esse processo, os treinamentos online são simplesmente uma pequena amostra do muito que ainda pode está por vim. Mesmo que pareça algo inconcebível a principio, não há de fato motivos para alardes.

Ora ou outra ouço pessoas afirmarem ter duvidas quanto a metodologia a ser utilizada, se a didática é boa, o quanto de embasamento legal realmente há por trás dos treinamentos online. E tudo o que posso dizer, é que todos esses fatores já foram pautados pelo MTE, e isso fica bem claro na nota técnica de numero 54. Sendo assim não há o porque de criar objeções.

Vantagens para a segurança no trabalho com os treinamentos online.

Os treinamentos online podem resultar em algumas vantagens para a empresa e a implementação da gestão de segurança no trabalho. Vou elencar agora alguns deles:

  • Otimização do tempo
  • Flexibilidade e praticidade
  • Redução de custo
  • Fácil acessibilidade
  • É dispensável formação de turma em casos específicos, pode se treinar um colaborador por vez.

Por isso mediante a todos os fatores aqui descrito sugiro-lhe que se abra para as novidades do mercado e usufrua de seus benefícios, afinal o mundo munda a todo instante.

Autor: Chalison Marques/Técnico de Segurança do Trabalho

Saiba mais

Os melhores vídeos de SST, eSocial e Treinamentos de todos os tempos

Prolife Engenharia especialista em Segurança e Saúde do Trabalho

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.