PPRA e PCMSO no eSocial, descubra aqui como funciona:

Todos os dias respondo dúvidas sobre o eSocial. Trata-se de um processo normal, afinal de contas, é um novo desafio para área de SST. Entre essas dúvidas, destaca-se o papel dos documentos da área frente a essa nova exigência. O PPRA e o PCMSO deixam de existir com o eSocial?

É preciso enviar esses documentos ao governo? Converteremos os documentos para o formato XML?

Neste artigo esclareceremos todas essas questões. Então vamos lá, saber como ficará o PPRA e o PCMSO com a vigência do eSocial:

Se você precisa de um sistema para se adequar ao eSocial, clique aqui!

  1. PPRA e PCMSO (bem como outros documentos da área de SST) não serão enviados ao eSocial. O que enviaremos são os eventos, que contém, no entanto, informações comuns com tais documentos;
  2. O eSocial não desobriga, de forma alguma, a elaboração dos documentos de SST. Com sua vigência, o que ocorre, é que além de elaborar os documentos, teremos que enviar ao governo os eventos;
  3. Os documentos continuarão armazenados na empresa em sua forma física, ao passo que os eventos serão enviados ao governo no formato XML;
  4. Por fim, não é necessária a conversão dos documentos em formato XML, já que estes terão destinos diferentes: os documentos ficam na empresa, enquanto o XML dos eventos é enviado ao eSocial.
PPRA e PCMSO no eSocial
Como fica a elaboração do PPRA e do PCMSO no eSocial?

E aí surgem as dúvidas: como construir os arquivos XML? Como elaborar o PPRA e o PCMSO?

Cada evento (seis da área de saúde e segurança) é composto por uma série de informações. Tais informações, por sua vez, deverão compor o XML, seguindo o layout proposto pelo eSocial.

Por exemplo: cada risco corresponde a um código descrito na tabela de Fatores de Riscos (Tabela 23), e o que deve ser informado no XML é o código, não o nome do risco.

Desta forma, será essencial o uso de algum software que faça a construção dos XML à proporção que as informações que compõe os eventos são alimentadas. Quer uma sugestão? Utilize a plataforma eSocial Brasil.

Veja como é fácil elaborar o PPRA com a plataforma eSocial Brasil, confira no vídeo:

Ah e temos um excelente vídeo sobre o PCMSO também, não deixe de assistir:

E sabe o que é melhor? Com a plataforma eSocial Brasil, ao mesmo tempo que o eventos são construídos, o PPRA e o PCMSO também são elaborados automaticamente. Ou seja, 1 trabalho, 2 soluções!

Então, se você quer se manter no mercado e estar preparado frente ao eSocial, venha fazer parte da nossa rede colaborativa. Esperamos você!

Autora: Letícia Mattos / Engenheira de Saúde e Segurança (equipe: eSocial Brasil)

Saiba mais

Os melhores vídeos de eSocial e SST da atualiadade

eSocial Brasil, a única plataforma que gerencia SST e eSocial

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.