O que você precisa saber sobre o envio de informações para o eSocial


O eSocial é um Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. 

Por meio desse sistema, os empregadores passarão a comunicar ao Governo as informações relativas aos trabalhadores. Vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS, tudo isso deverá ser informado.

E isso não é novidade. Não é mesmo? Mas assista atentamente ao vídeo abaixo e depois volte ao artigo:

Eu preciso de um software para isso?

As empresas terão então, que enviar periodicamente as informações para a plataforma do eSocial.

E como mostrado no vídeo, esta plataforma é tão inteligente que nos ajuda e muito nos envios de informações.

Ah e outro assunto de extrema importância, que mesmo indiretamente, o reforma trabalhista causará um impacto ao eSocial.

A reforma é necessária, mas pelo rumo que anda tomando, pode fazer com que a SST seja “colocada no lixo“.

Mas voltando ao sistema, todos esses dados, na verdade, já são registrados atualmente, porém via papel ou outras plataformas online. Sendo assim, com a entrada em operação do novo sistema, todos esses dados, obrigatoriamente, serão enviados por meio do eSocial Empresas.

É aí que entra o software especializado em comunicação com o eSocial. O uso do software certamente não é uma completa novidade. Isso já era feito anteriormente para envio de algumas informações ao governo, todavia, a unificação dos canais de envio foi uma grande inovação.

É aí que entra a plataforma eSocial Brasil

O sistema fará a construção do arquivo xml compilando informações que os profissionais das áreas específicas inserem no sistema de gestão. As informações (eventos do eSocial) têm ordem e forma específicas, e exigem a construção de informações corretas.

As empresas precisarão de um software que realize essa tarefa, no entanto, essas ferramentas precisam, também , fazer a comunicação com a plataforma do governo.

Quais as vantagens do eSocial para as empresas?

Simplificar processos! Isso gera ganho de produtividade, sendo que o eSocial passará ainda, a subsidiar a geração de guias de recolhimentos do FGTS e demais tributos, logo, diminuirá erros nos cálculos que ainda ocorrem na geração desses documentos.

A plataforma eSocial Brasil garantirá também maior segurança jurídica. O novo ambiente de negócio beneficia a todos, principalmente àquelas empresas que trabalham em conformidade com a legislação.

A substituição da entrega de diversas obrigações por apenas uma operação, totalmente padronizada certamente diminuirá gastos e tempo dedicados atualmente para a execução dessas tarefas.

Se você precisa de um software para adequação ao eSocial do governo, clique aqui, nós podemos te ajudar.

Autora: Jaqueline Lagares/Graduanda em Engenharia de Saúde e Segurança pela UNIFEI – (Equipe eSocial Brasil)

Saiba mais

Os melhores vídeos de eSocial, SST e Treinamentos Online de todos os tempos

eSocial Brasil, a única plataforma que gerencia SST e eSocial de uma forma simples e eficaz

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.