Os avanços da segurança no trabalho: você sabe como acontecem?

Se você está dentre os profissionais que praticam gestão em SST. Certamente já se deu conta dos avanços da segurança no trabalho ao longo dos anos. E sobretudo deve está ciente da mais recente ação do governo que irá possivelmente revolucionar o mundo da segurança no trabalho.

A evolução da segurança no trabalho

Os governo federal tem influência nos avanços da segurança no trabalho?

É sabido que a segurança no trabalho em nosso país, desde de seu surgimento, deve muito a ações governamentais.

Visto que por meio de tais ações surgiram e surgem as regulamentações necessárias que tornaram e tornam possíveis a aplicação de medidas praticas que permitem a gestão de segurança no trabalho.

Sobre tudo a fiscalização que garante o cumprimento de tais praticas.

Os avanços na segurança do trabalho

Por assim ser estamos a poucos passos de uma revolução no mundo da segurança no trabalho, advinda de mais uma ação governamental que consequentemente impacta nos avanços da segurança no trabalho.

Porém, antes de aprofundarmos nesse tema, vou levantar outras questões. Se mantenha ai, pois brevemente entenderá a qual ação do governo estou me referindo.

Contudo aqueles que são do meio de atuação. Sabem que a rotina de gestão de segurança no trabalho implica na realização de muitas etapas legalmente obrigatórias. Entretanto muitas, senão todas, podem ir de encontro a responsabilidade civil e criminal. Dentre essa variedade de etapas são comuns tais ações:

Os avanços na segurança do trabalho

Portanto, imaginar parte da rotina acima listada já nos causa um certo desgaste. Sobre tudo pelo fato de todo esse processo ser realizado manualmente.

Sendo que em maior parte das vezes,essas ações são registradas em formulários de papel, o que demanda tempo e resulta em determinados transtornos ( extravio de documentos está dentre os mais comuns deles).

Posteriormente, ao longo dos anos ainda se faz inevitável a geração de um arquivo “morto” extenso.

Certamente seria muito bom que houvesse meios que facilitassem essa rotina, não é mesmo? Exatamente por esse fator que foi desenvolvido o e-social.

Finalmente há possibilidade dessa facilitação ocorrer. Isso se deve a tais ações cometidas pelo governo, e a criação do E-social está dentre a mais recente delas.

O que é o eSocial ?

eSocial é um Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas.

Assim sendo por meio desse sistema, os empregadores passarão a comunicar ao governo as informações relativas aos trabalhadores.

Sendo estas vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS, tudo isso deverá ser informado.

Embora o governo possua uma base de dados para acompanhamento de tais informações. O empregador deverá possuir um software especializado em comunicação com o eSocial.

E sabe qual software que faz a gestão eficaz de SST e eSocial? Esse mesmo: eSocial Brasil. Saiba mais

Por fim, esse sistema fará a construção do arquivo xml compilando informações que os profissionais das áreas específicas inserem no sistema de gestão. As informações (eventos do eSocial) têm ordem e forma específicas, e exigem a construção de informações corretas.

Como o eSocial contribui para os avanços da segurança no trabalho?

A contribuição do eSocial para os avanços da segurança no trabalho se fará notória ao passo que isso irá gerar ganho de produtividade, sendo que o eSocial passará ainda, a subsidiar a geração de guias de recolhimentos do FGTS e demais tributos, logo, diminuirá erros nos cálculos que ainda ocorrem na geração desses documentos.

Se fazendo possível também maior segurança jurídica. O novo ambiente de negócio beneficia a todos, principalmente àquelas empresas que trabalham em conformidade com a legislação.

Contudo a substituição da entrega de diversas obrigações por apenas uma operação, totalmente padronizada certamente diminuirá gastos e tempo dedicados atualmente para a execução dessas tarefas. Bem como permitirá uma gestão mais ampla e uma fiscalização mais eficaz voltada para a segurança no trabalho dentro das empresas.

Talvez esteja dentre suas necessidades atuais acompanhar os avanços da segurança no trabalho e pra isso você irá necessitar de um software para adequação ao eSocial do governo. Se é está a sua realidade, ficarei gratificado em poder ajuda-lo basta que clique aqui.

Autor: Chalison Marques/ Técnico em Segurança no Trabalho

Saiba mais

Segurança e Saúde no Trabalho no eSocial é com eSocial Brasil

Os melhores de vídeos de SST e eSocial de todos os tempos

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.