A informação de dados ao eSocial do governo é, atualmente, o assunto de maior relevância nos ambientes empresariais. Levando em conta que a obrigatoriedade do envio dos eventos ao eSocial do governo está cada vez mais próxima, até mesmo para empresas de faturamento menos expressivo, esse cenário é bastante compreensível, não é mesmo?
SIMULE SEU INVESTIMENTO NUM SOFTWARE PARA O ESOCIAL, CLIQUE AQUI
O eSocial está sendo tratado como uma grande novidade, sobretudo pelas empresas que deverão passar a informar os dados através dos diversos eventos, porém, a comunicação de dados como o governo sempre fora realizada por outros meios, fossem eletrônicos ou não.
O novo método, no entanto, trouxe dúvidas aos empregadores, sobretudo a respeito dos problemas que o envio de informações através do novo canal poderia trazer. Nesse sentido, é importante ressaltar que as obrigações legais das empresas em relação à Saúde e Segurança do Trabalho, não foram, de modo algum, alteradas, apenas a forma de comunicação.
SIMULE SEU INVESTIMENTO NUM SOFTWARE PARA O ESOCIAL, CLIQUE AQUI
Quais informações de SST compõe os eventos do eSocial?
Na prática, as empresas terão que enviar periodicamente, em meio digital, as informações (eventos) para a plataforma do eSocial.
Os eventos de SST para o eSocial são os seguintes:
• S-1060 – Tabela de Ambientes do Trabalho
• S-2210 – Comunicação de Acidentes dos Trabalho
• S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador
• S-2221 – Exame Toxicológico do Motorista Profissional
• S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Fatores de Risco
• S-2245 – Treinamentos, Capacitações e Exercícios Simulados
Todos esses eventos deverão ser preenchidos corretamente e então, enviados num arquivo xml, dentro do prazo estabelecido pelo governo.
Confira os dados exigidos nos eventos e regras para envio clicando aqui.
SIMULE SEU INVESTIMENTO NUM SOFTWARE PARA O ESOCIAL, CLIQUE AQUI
Quais as vantagens para as empresas?
Além de simplificar processos, e dessa forma, gerar ganho de produtividade, o eSocial garantirá, também, maior segurança jurídica, com um ambiente de negócio que beneficia a todos, principalmente àquelas empresas que trabalham em conformidade com a legislação.
Esse novo modelo traz ainda, outras vantagens, como:
- Registro imediato de novas informações, como a contratação de um empregado;
- Integração de processos;
- Disponibilização imediata dos dados aos órgãos envolvidos.
Você precisa se adequar ao eSocial do governo?
Os profissionais de SST e também os empregadores de modo geral, precisam se adequar. Desse modo, evitarão maiores problemas, como multas e perda de licitações. É de suma importância a antecipação do processo de ajuste ao eSocial!
Não adianta aguardar a obrigatoriedade do envio das informações para começar a trabalhar da forma correta. Não será possível, de modo algum, o envio de informações com datas retroativas.
Sendo assim, o caminho mais seguro e inteligente, é já procurar ferramentas que possam te ajudar a construir os arquivos da forma correta.
Nesse ponto a plataforma eSocial Brasil é, sem dúvida, o modo mais fácil e simplificado de se ajustar. Então, se você precisa de ajuda com adequação ao eSocial do govero, clique aqui e conheça a maior plataforma colaborativa do país.
Autora: Jaqueline Lagares/ Engenharia de Saúde e Segurança pela UNIFEI – (Equipe eSocial Brasil)
Saiba mais
Os melhores vídeos sobre eSocial e SST de todos os tempos
Quer uma plataforma eficiente que gerencia SST e eSocial? Conheça eSocial Brasil