SST na área hospitalar : Vocês sabiam que a segurança do trabalho existe em todos os lugares? Até mesmo nos hospitais?
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Muitas pessoas pensam que não existe segurança do trabalho na área hospitalar, mas esse setor está entre os que mais possuem registro de acidente do trabalho.
Por isso, gestores e funcionários precisam estar sempre alertas, para que as práticas de segurança do trabalho façam parte da rotina de toda a equipe, junto a outras medidas.
Além disso a conscientização dos profissionais leva a ambientes seguros e saudáveis, além de estimular os pacientes e acompanhantes a obedecerem às regras do hospital.
Atuação de um TST na área hospitalar
Como sabemos a segurança do trabalho é um conjunto de medidas adotadas para preservar a integridade física dos trabalhadores, mapeamento de riscos, treinamento e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e coletiva (EPC).
Atuando em um hospital, o TST deve desenvolver iniciativas para reduzir a exposição a agentes contaminantes, manter os funcionários capacitados para o manuseio e descarte correto de materiais, entre outras atribuições.
Quais os perigos existentes nos hospitais
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Os perigos presentes em uma unidade hospitalar costumam ser variados e exigem avaliações individuais para cada local.
Agentes contaminantes, calor e produtos químicos são alguns dos fatores de risco encontrados na maioria dos setores de um hospital.
Mas é o mapeamento de riscos que indicará a quais os trabalhadores estão expostos e servirá de base para as medidas de proteção descritas em documentos como o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais).
Cada área dentro de um hospital exige o uso de um ou mais EPI, uma vez que é difícil proteger os trabalhadores simultaneamente de todos os riscos químicos, físicos, biológicos e de acidentes.
Os mais utilizados são as luvas, aventais, máscaras e calçados de proteção.
Outro exemplo são os aventais de chumbo, que protegem profissionais de radiologia médica da exposição à radiação ionizante, que está relacionada ao desenvolvimento de câncer.
Já a lavanderia requer ações de limpeza e manutenção diferenciada, esses locais devem ser separados em área suja e área limpa, cada qual com suas próprias medidas de proteção.
Medidas Preventivas
As NRs 04 (SESMT), 05 (CIPA) e 32 (Serviços de Saúde) estão entre as mais importantes para as unidades hospitalares. Elas estabelecem a forma correta de eliminar os resíduos hospitalares.
São esses resíduos gerados que são as grandes fontes de contaminação, tanto para os colaboradores quanto para pacientes e acompanhantes.
Portanto, lidar corretamente com o lixo hospitalar é uma das práticas mais eficientes para manter o ambiente seguro.
A própria NR 32 tem parte dedicada especialmente ao treinamento de separação, armazenamento e transporte adequados para esses resíduos.
Uma vez que estabelece que as lixeiras tem que ser feitas de material lavável, resistentes à ruptura e vazamento e com tampas providas de sistema de abertura sem contato manual.
Também é necessário adotar medidas para reduzir a quantidade de resíduos gerados, e sinalizar as lixeiras para um descarte adequado.
Dever da Unidade Hospitalar
É dever da unidade hospitalar oferecer treinamento para seus funcionários.
Não cabe apenas aos profissionais de saúde, mas também do setor administrativo, financeiro, de limpeza e higiene.
Visto que todos os que atuam em unidade hospitalar precisar estar cientes das áreas de livre circulação, das restritas e dos cuidados que devem tomar durante a jornada de trabalho, inclusive o descarte correto de resíduos.
Caso contrário, as chances de doenças e acidentes de trabalho aumentam consideravelmente, pois haverá mais erros humanos e comportamento inseguro.
Por fim: qual a importância da SST na área hospitalar?
Por isso, gestores e funcionários precisam estar sempre alertas, para que as práticas de segurança do trabalho façam parte da rotina de toda a equipe, junto a outras medidas, a conscientização dos profissionais leva a ambientes seguros e saudáveis, além de estimular os pacientes e acompanhantes a obedecerem às regras do hospital.
Dessa forma todos ficam protegidos de contaminações, doenças e acidentes que poderiam causar impactos negativos não apenas no local, mas também em toda comunidade.
A SST na área hospitalar precisa ser uma prioridade de seus gestores.
Afinal, é importante garantir um ambiente seguro, preservando a integridade de funcionários, pacientes e acompanhantes devido aos riscos envolvidos no setor hospitalar.
Autora: Paula Amorim/ Técnico de Segurança do Trabalho/ Setor de Higiene Ocupacional
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