Confira no vídeo abaixo as causas do maior acidente industrial:
O maior acidente industrial de todos os tempos ocorreu de madrugada em 3 de dezembro de 1984, na cidade de Bhopal localizada na Índia Central. Onde 40 toneladas de gases tóxicos vazaram na fábrica de pesticidas da empresa Norte Americana Union Carbide, levando à exposição mais de 500 mil pessoas.
Este número ainda é questionável, visto que houve cerca de 3000 mortes diretas e outras 10 mil pessoas morreram em decorrência de doenças relacionadas à inalação do gás, nesse que é considerado o maior acidente do trabalho.
A natureza dos contaminantes não foi revelada pela empresa, dificultando assim o tratamento adequado por parte da medicina para os indivíduos expostos.
Muitas são as pessoas que ainda sofrem com os efeitos deste grave acidente, dentre elas crianças que já nascem com problemas de saúde.
O maior acidente do trabalho
As causas do maior acidente do trabalho ainda não foram totalmente esclarecidas, mas certamente esta tragédia poderia ter sido evitada, pois a matriz da empresa temendo que não tivesse o retorno esperado de mercado, ordenou corte nas despesas com segurança.
Devido a isso todos os sistemas de segurança da fábrica se tornaram inativos.
Várias são as suposições sobre este grave acidente: desde a um possível movimento terrorista até sabotagem por parte de empregado.
Contudo nada foi realizado em benefício das famílias que perderam entes queridos e a própria saúde.
A empresa Dow Química adquiriu a Union Carbide em 2001. Por esta compra, a Dow passou a ser responsável por tudo relacionado ao maior acidente do trabalho, desde aos ativos da empresa como também por seus passivos ambientais e os crimes cometidos.
Mesmo assumindo as condições citadas, a empresa Dow nega suas responsabilidades.
Várias ações legais aconteceram, mas infelizmente não foram suficientes para trazer de volta a dignidade para as famílias expostas.
A indenização acordada não cobriu as despesas médicas e os prejuízos devido a contaminação continuam até hoje.
Os responsáveis não afirmam que o maior acidente do trabalho tenha ocorrido por falha nos sistemas de segurança. Eles ainda ratificam que a sabotagem foi o fator indicativo.
A situação é mais complexa do que podemos imaginar, visto que a fábrica permanece abandonada desde a explosão tóxica.
Assim vários resíduos perigosos e materiais contaminados estão espalhados pelo local eivando o solo e águas subterrâneas.
Conclusão sobre o maior acidente de todos os tempos
Com isso pode se concluir que este grave acidente ainda terá consequências seríssimas ao longa da história.
Dessa maneira, aprendemos com tudo isso que trabalhar com segurança não é algo que deva ser colocado somente no papel.
Mas ser parte integrante da execução, com a devida importância que se tem.
Não se pode brincar com a vida de pessoas e simplesmente achar que isso não refletirá em graves consequências.
É dever de todo cidadão zelar pela segurança dos demais, quer seja como empresa, governantes e trabalhadores.
Segurança do trabalho é coisa séria!