Certificado ou Procuração digital é um assunto que causa diversas dúvidas referentes ao envio de informações para o eSocial.
Além disso, no vídeo abaixo o Rodrigo trouxe informações valiosas sobre o comportamento da Fenacon sobre a SST. Confira agora mesmo:
Certificado ou Procuração digital? Mas antes uma a “palinha” sobre a Fenacon
Antes de partimos para este assunto é importante entender que a Fenacon, não deveria julgar a categoria de SST como capazes ou não capazes.
É um assunto que exige cautela e é necessário olhar de uma forma mais ampla, pois ao que tudo indica, são os contadores que não estão totalmente preparados para subsidiar as informações de SST.
Não queremos que adiem os eventos, nem tão pouco que “passem a faca” no eSocial!
E indiscutivelmente isso tem pesado e muito para que os eventos de SST no eSocial sejam adiados novamente e até mesmo para que o governo decida por “passar a faca” no eSocial.
Mas vale ressaltar que ainda não há nada de concreto sobre este assunto, apenas trágicas especulações. E infelizmente “onde há fumaça há fogo”! Assim nos é pertinente aguardar e trabalhar firmes para que os eventos entrem na data previamente estabelecida.
E quanto ao Certificado ou Procuração digital?
Mesmo que isso seja um assunto também de grande repercussão, é importante frisar que existe uma Portaria que valida à certificação digital para os documentos de SST. E você pode conferir na íntegra este artigo. Clique aqui .
Além disso, como mostra o vídeo acima o Certificado é a parte que conflui o que o contador faz com que o grupo de SST faz. Assim é necessário receber do contador a permissão para enviar os dados para o eSocial.
Certificado ou Procuração digital: vamos para a permissão?
Já esta permissão se divide em Certificado ou Procuração digital. Se for o Certificado digital, nós vamos precisar de um arquivo chamado .PFX que é anexado ao software.
E aqui sugiro que você reveja o vídeo para verificar como se faz o anexo, mas se você usa a plataforma eSocial Brasil fique tranquilo, pois tudo fica imensamente mais fácil com ela. Ok?
Como conseguir o Certificado ou Procuração digital?
Primeiramente é ligar para a empresa que você atende e solicitar para ela o Certificado da mesma para envio dos dados.
Mas é importante frisar que existem dois tipos de Certificados: o A1 e o A3.
O Certificado A1 é exatamente o arquivo .PFX mencionado anteriormente. Já o Certificado A3 é físico, ou seja, um cartão tipo um pen drive que você precisa pegar com cada um dos seus clientes. “Imaginou a dor de cabeça para esta logística”?
Outro ponto fundamental é que para conseguir este certificado digital a empresa precisa de certa forma te passar a Procuração e isso pode ser um grande impeditivo, pois a Procuração outorga direitos ilimitados. Será que a empresa quer correr o risco?
Certificado ou Procuração digital: então o que fazer?
Embora os termos sejam parecidos e até confusos, é necessário fazer um acompanhamento das situações apresentadas por sua empresa e seus clientes.
Assim o mais provável que vai acontecer é que você vai receber uma Procuração digital, ou seja, no seu próprio certificado de consultoria vai ser delegado o poder de envio de dados exatamente dos eventos de SST, pois esta Procuração é específica para determinados eventos e permissões.
Conseguindo a tão sonhada Procuração digital
Então para conseguir esta Procuração digital é necessário entrar no site da Receita, usando o Google Chrome, e em seguida clicar em portal e-CAC e em acessar. E seguir os caminhos:
- Se o contador estiver com o Certificado A3, basta apenas conectar o cartão tipo pen drive no computador.
- Mas se ele estiver com o Certificado A1, ele terá que ir em configurações, avançados e depois em certificados e vai arrastar o mesmo lá para dentro e coloca a senha do certificado. Além disso, é necessário colocar o usuário e senha do computador.
- Em seguida, você deve ir em Procuração, cadastrando procuração e colocar o CNPJ que você passou para o contador. Já em prazo seria interessante colocar no mínimo 2 anos e depois você vai marcar todos os eventos do eSocial.
Assim depois …
Esse é o caminho que o contador precisa percorrer para te dar autorização para o envio dos dados. Depois de efetuar o clique em avançar o seu certificado com seu CNPJ vai estar autorizado a enviar os eventos de outra pessoa.
Então uma vez que eu faço este procedimento eu não preciso refazer todas às vezes, pois o próprio certificado digital como consultoria já vai ter a permissão para envio dos dados do cliente.
Percebeu como é simples? Parece, de fato, muito complexo, mas é bem tranquilo à medida que acostumamos com a ideia. Assim sugiro que veja e reveja o nosso vídeo.
Certificado ou Procuração digital: Inquestionavelmente a Fenacon precisa de uma avaliação interna!
Certamente o rebuliço para a área de SST e eSocial está apenas começando. Com a “chuva” de informações que chegam aos meios digitais é impossível absorver tudo com clareza e honestidade.
Será que de fato os profissionais de SST não estão preparados ou são os contadores é que estão com dificuldades para subsidiar o que os profissionais de SST precisam para fazer os envios dos eventos?
Embora existam muito informações desencontradas, tudo o que o contador realmente precisa fazer para os eventos de SST é gerar a Procuração digital.
Certificado ou Procuração digital: tudo fica mais fácil com o eSocial Brasil
Então a dica mais importante é exatamente procurar um sistema que já permite essa melhor integração entre SST e contador. E sabe do que estou falando? Isso mesmo, eSocial Brasil.
Também nele existe o módulo do contador, consultoria, clínica médica, empresa e empregados.
Autora: Maria Lima/Técnica de Segurança do Trabalho e Gestora Ambiental
Saiba mais
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