Andragogia na SST: um novo conceito para evitar acidentes!

O que é andragogia?

A andragogia é a arte de ensinar adultos. O termo tem origem na língua grega e literalmente significa “ensinar para adultos”. Por trás do nome um pouco estranho está uma ciência encantadora e voltada para adultos que desejam aprender, não é mesmo? Mas o que difere a andragogia de outras técnicas e ciências de ensino?

Diferente das crianças, os adultos são alunos que já possuem experiência de vida e, portanto, procuram adquirir conhecimento que possa contribuir positivamente em suas vidas; que realmente fará a diferença no cotidiano, que tenha aplicabilidade no seu dia a dia.

Tendo em vista que a andragogia  para o educador Pierre Fouter(1973) é um conceito amplo de educação do ser humano, em qualquer idade, podemos então dizer que utilizar a andragogia na SST é revolucionar  a forma de trabalhar a conscientização do funcionário.

Qual a relação da andragogia na SST ?

Falando em Segurança do Trabalho, um item muito importante é a conscientização dos trabalhadores dos riscos a que estão expostos.

Em outras palavras por que não utilizar desta valiosa técnica de andragogia na SST como abordagem de adultos dentro dos itens de treinamento da empresa? Realizando um amplo trabalho para conscientizar e buscar melhorias para segurança dos trabalhadores.

A que se refere esse modelo de educação ?

A educação tratada aqui diz respeito a aquisição de novas práticas de se ensinar considerando hábitos e comportamentos, contudo não basta somente a empresa buscar diferentes métodos, técnicas e recursos.

Desse modo é preciso ter clareza de como fazer isto acontecer, assumindo assim a grande responsabilidade de educar o funcionário agir preventivamente.

Como deve agir a empresa que busca uma cultura de excelência em Segurança do Trabalho?

É provável que uma empresa que pretende uma cultura de excelência em Segurança do Trabalho, deverá atuar antes que ocorra um problema, adotando um bom planejamento e não deixando as tarefas pra cima da hora.

Qual seria o caminho para as empresas alcançarem mudanças no comportamento dos funcionários?

Com a finalidade das empresas alcançarem mesmo que a longo prazo, a mudança de comportamentos reativo dos funcionários de todos níveis hierárquicos o caminho é a educação, de tal forma que realize assim um trabalho voltado a auto hierarquia, visto que os comportamentos do “chão de fábrica” é um reflexo.

Treinamento de SST realizado na Unidade de Itabira.

Qual o papel dos funcionários para que as mudanças ocorram ?

De fato é fundamental que todos funcionários da empresa se coloque como parte ativa na mudança de comportamento organizacional para assim se ter uma Cultura de Segurança forte e sólida.

Embora as empresas saibam que a educação é um caminho possível, disponibilizando assim treinamentos e cursos a seus funcionários, não consegue ver melhorias.

Qual seria então a dificuldade em implantar este modelo de educação no sst?

Indiscutivelmente esta dificuldade está no modelo de ensinar, pois normalmente não existe nenhum tipo de preparo para que os funcionários sejam educadores, sem conhecimento dos métodos, técnicas e recursos para ajudar a pessoa aprender.

Dessa forma cada um faz o melhor que pode para tentar ensinar seus conhecimentos aos outros. Mas este melhor talvez não seja bastante para uma pessoa agir preventivamente adotando assim uma percepção de risco.

Como usar os princípios da andragogia na SST ?

Podemos então usar os princípios da andragogia na SST dando ênfase ao treinando, proporcionando a troca de experiência no ambiente de aprendizagem voltado para o âmbito ocupacional, caracterizado pela igualdade e respeito mútuo.

No entanto pode-se dizer que a andragogia na SST é uma importante ferramenta a ser utilizada na prevenção de acidentes, desenvolvendo nos funcionários a percepção de risco.

Ademais é de extrema importância que as empresas adotem o modelo andragogico, assim como a Prolife que desenvolve um trabalho seguindo esta linha para uma aprendizagem concreta.

Venha fazer uma parceria com quem é autoridade em SST !

Autora: Luciene Freitas / Graduanda em pedagogia pela UNOPAR / Técnico em Segurança do Trabalho.

Prolife Unidade Itabirito: a boa filha a casa torna!

Serviços de Mobilização é com a Prolif

Os melhores vídeos de SST da atualidade!

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.