As ações educativas em saúde e segurança podem contribuir de maneira significativa no ambiente de trabalho
Como se constitui o ambiente de trabalho?
O ambiente de trabalho se constitui em um fórum privilegiado para as ações de educação para a saúde, visto que é o espaço organizacional, no qual o indivíduo passa grande parte do seu dia.
Dessa forma, faz-se necessário que neste ambiente seja oferecido ao trabalhador a oportunidade de refletir mais amplamente sobre:
- sua saúde e sua qualidade de vida;
- e a orientação quanto às ações de proteção, como o uso de equipamentos de proteção individual –EPI’s, e prevenção de doenças ocupacionais.
Quais os as ações educativas podem contribuir no trabalho?
É possível compreender que as ações educativas em segurança do trabalho, se bem direcionadas, podem contribuir para a minimização dos riscos de acidentes e doenças ocupacionais.
Qual o objetivo das ações educativas?
Ademais, o objetivo da realização de “ações educativas” treinamentos, referentes à segurança e à saúde no trabalho têm como prioridade o atendimento ao cumprimento, por parte dos empregados e empregadores, de normas e legislações em vigência no Brasil.
A Lei 6. 514/77, lei do trabalho, através da Portaria 3.214/78, contempla cursos, treinamentos e capacitações necessárias de acordo com cada caso, podendo ocorrer conforme os seguintes aspectos:
- atividade exercida,
- risco presente, função,
- produtos ou formação de grupos de trabalho
- ou ações ou campanhas específicas.
Já as normas do Ministério do Trabalho e Emprego visam garantir a segurança e o bem-estar dos trabalhadores em seu local de trabalho e meio ambiente.
Os conhecimentos e os materiais empregados estimulam os trabalhadores a participar no processo educativo e compreenderem a importância dos cuidados para a preservação de sua integridade física.
Ações educativas e os riscos em serviços
Nas práticas educativas pressupõe-se uma mediação entre informações de caráter técnico e de conhecimento individual para possibilitarem mudança de postura.
Na prevenção dos acidentes do trabalho, enfocar a unicausalidade ou a multicausalidade remete a valorizar fatores diferentes tanto na análise quanto na prevenção de acidentes.
Todavia a proximidade com os conceitos que consideram a confluência de fatores para a geração de Acidente do Trabalho e a utilização de recursos diários na ação educativa permitem a definição das categorias com vistas à prevenção, relacionada a temas do cotidiano dos trabalhadores.
Como as informações devem ser repassadas?
As informações devem ser trabalhadas e discutidas no grupo para agregar valor.
Sendo esta uma das características da ação educativa, que defende o diálogo e a participação dos componentes do grupo com troca de vivências, para se alcançar objetivos.
Tendo em vista que muitas vezes, desconsidera-se que no processo educativo se lida com as seguintes situações:
- histórias de vida,
- conjunto de crenças e valores,
- a própria subjetividade do sujeito que requer soluções sustentadas sócio culturalmente.
Sendo assim, as ações têm que levar em conta a realidade do seu público alvo, considerando o conhecimento dos envolvidos nos treinamentos.
Ensino de comportamento seguro
Ensinar comportamentos seguros pode envolver a mudança das variáveis que compõem o comportamento, ou seja, estabelecer novas relações entre um organismo, o meio em que ele atua e as conseqüências da sua atuação.
Além disso, em situações de trabalho, essas questões se aplicam a partir de:
- modificações nos equipamentos,
- organização do trabalho,
- informações que são disponibilizadas aos trabalhadores,
- normas, em fatores interpessoais
- e socioculturais e ainda nas estratégias educativas utilizadas pela organização.
Um dos grandes dilemas da educação para a prevenção consiste em encontrar um equilíbrio saudável entre obedecer às regras e agir com autonomia.
Ensinar alguém a trabalhar com consciência de segurança é levá-lo a conhecer criticamente sua realidade.
Além de fazer escolhas com relação a elas, considerando as consequências para si e para aqueles que o cercam.
Dessa forma, o processo de conscientização e educação com foco na prevenção não pode ficar restrito ao nível da obediência.
Ela enfatiza a importância de os instrutores dos treinamentos voltados para a segurança no trabalho estarem bem preparados.
Portanto não apenas do ponto de vista técnico, mas também que haja uma formação didático pedagógica adequada à realização do processo de ensinar.
Contudo o processo de ensinar e aprender vai muito além das salas de aula e treinamento; é um processo contínuo e do dia a dia.
Todavia preocupar-se também com a capacitação desses profissionais é fundamental para o bom desempenho no processo de prevenção, pois eles participam da gestão organizacional.
Afinal a educação é um processo importante que merece investimento constante por parte das empresas para que haja eficácia nos resultados por ela almejados.
Autor: Liliane Ramos / Engenheira de Saúde e Segurança do Trabalho.
Saiba mais:
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