PGR: Uma ferramenta de promoção saúde e segurança no trabalho

PGR: Nas últimas décadas, com o constante crescimento industrial a necessidade do homem de usar diferentes ferramentas e maquinários tecnológicos representam um grande avanço nos diversos processos de trabalho.

Além de desempenhar um papel fundamental para a indústria e sociedade.

Contudo, assim como se desenvolvem e diversificam os modos operatórios e processos produtivos, aumentam de forma proporcional os riscos ocupacionais decorrentes desses.

Este panorama nos permite considerar a importância de uma cultura de saúde e segurança cada vez mais eficiente nas empresas.

Abrangendo principalmente os riscos ocupacionais, os impactos nos trabalhadores e as necessárias medidas de controle de engenharia a fim de prevenir trabalhador e empresa.

Mas como estabelecer uma gestão eficiente?

Dentre as ferramentas de segurança fundamentais está o PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos).

Que consiste em uma estratégia que visa mapear e gerenciar os riscos existentes em um ambiente de trabalho, prevenindo a ocorrência de sinistros que possam colocar em risco a integridade física dos trabalhadores.

Qual a estrutura do PGR?

A estrutura do PGR é como um manual descritivo dos riscos presentes no ambiente de trabalho, ilustrando seu nível e proporção, fontes que o ocasionam e por fim medidas de controle individual e coletiva para cada risco identificado.

Assim se estabelece a importância do profissional de segurança em fazer com que esse documento seja parte da dinâmica da empresa ao qual está inserido.

Identificando os fatores de risco, resolvendo os pontos de perigo, acompanhando as medidas de controle, preservando assim a saúde e segurança de seus colaboradores.

Quer saber mais sobre o PGR? Veja esse vídeo e tire todas as suas dúvidas sobre essa ferramenta.


Autor: Rhayane Alves. Técnico de Segurança do Trabalho.

Saiba mais:


Ferramenta para gerenciamento de riscos: entenda mais.


Gerenciamento em Serviços de Segurança (Gestão de Segurança do trabalho)


PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.