Ferramenta para gerenciamento de riscos: entenda mais.

O governo está trabalhando na elaboração de uma ferramenta online para o gerenciamento e análise de riscos no ambiente de trabalho para empresas de pequeno porte.

Quando será concluída a ferramenta para gerenciamento de riscos?

A ideia é deixar a ferramenta pronta no prazo de um ano definido pela nova NR1, que foi publicada em março.

Além disso, é importante ressaltar que NR1 trata de maneira diferenciada as pequenas e grandes empresas.

Sendo assim estas ferramentas serão dedicadas a guiar as micro e pequenas empresas para que elas possam realizar análises de risco.

Onde estará disponível a ferramenta para gerenciamento de riscos?

A ferramenta online para gerenciamento de riscos estará disponível em um portal do governo,  será baseada em um modelo que já existe na Europa e segundo o secretário de inspeção do trabalho, Rômulo Machado, funcionará como uma espécie de checklist.

Entenda na prática:

Se sua empresa for uma padaria, você irá clicar no ícone da padaria onde ela guiará a análise de risco, indicando o que deve ser feito em relação aos riscos presentes neste tipo de estabelecimento.

Quais outras normas serão revisadas?

Outra novidade é a que a NR17 que trata das condições ergonômicas nos locais de trabalho e a NR31, voltada para o setor rural serão as próximas ter suas revisões publicadas.

Quais as contribuições de revisar as normas?

Primeiramente já foram avaliadas 13 normas desde o início de 2019, todavia ainda faltam 22 normas para serem concluídas.

Segundo Machado, as revisões irão simplificar o que é possível, harmonizar as normas evitando conflito e ter muita proteção para situações de risco.

O objetivo é ter conjunto de sistema normativo protetivo, harmônico e moderno e seja efetivo na redução dos acidentes

A princípio a ideia era terminar todas elas até o fim desse ano de 2020, mas o prazo teve que ser estendido devido a crise do Covid-19.

Autor: Guilherme Lage / Graduando em engenharia de saúde e segurança.

Saiba mais:

Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos: Entenda tudo sobre a NR-12

Portaria conjunta 20/2020: Entenda mais.

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.