Acidente em Brumadinho : um ano do luto que não passou!

Inquestionavelmente o dia 25/01/19 ficou marcado na vida de muitas famílias mineiras e tudo isso devido ao trágico acidente em Brumadinho.

Há um ano o desespero tomou conta da cidade de Brumadinho em MG com o rompimento da barragem da Mina de Feijão da mineradora Vale.

acidente em Brumadinho
Um pesadelo real!

Visando melhor entendimento desse artigo, sugiro que conheça mais informações clicando aqui.

O aniversário do acidente em Brumadinho que não é digno de parabéns!

Embora as pessoas que sobreviveram ao acidente em Brumadinho tenham muito a comemorar, este primeiro aniversário não é digno de parabéns.

Não é possível apagar da memória o estrago que o rompimento da barragem fez. Mesmo que a mineradora Vale esteja trabalhando arduamente para reparar os danos, a vida dos que morreram não pode ser restituída.

acidente em Brumadinho
O acidente em Brumadinho remonta as incertezas para o futuro!

Além disso, o medo de acontecimentos similares assola Minas Gerais e outras regiões que ainda mantêm barragens do tipo montante.

Mas o que a mineradora Vale está fazendo para reparar o acidente em Brumadinho?

Desde que o acidente aconteceu, a Vale tem respondido ativamente com ações para reparar os danos causados às famílias dos mortos e ao meio ambiente.

Em seu site oficial a mesma destaca que: “Para as ações de reparação e compensação pelo rompimento, a empresa possui provisionados recursos de R$ 24,1 bilhões. Este orçamento prevê repasses para programa de indenizações, intervenções ambientais, projetos socioeconômicos, apoio a medidas do poder público e descaracterização das barragens a montante em Minas Gerais.”

O acidente em Brumadinho remonta as incertezas do futuro…

Mesmo que existam ações de reparos ao acidente em Brumadinho, o sentimento que fica por parte dos que vivenciaram é de uma incerteza muito grande para o futuro.

A frase prevenir é melhor do que remediar se encaixa perfeitamente nesta condição. Outrora também podemos tirar proveito de tudo isso para nunca mais acontecer acidentes como este. Mas esquecer é impossível!

O acidente em Brumadinho poderá também descansar em paz algum dia?

Indiscutivelmente a resposta é não, pois não se apaga aquilo que deixou cicatrizes. O dia 25 de Janeiro será um aniversário de algo que gerou morte e não vida.

Mas seguir em frente é necessário e deve nos motivar a fazer a diferença e já no âmbito da SST isso tem um peso enorme, pois lutamos para prevenir e não remediar.

Quando a Prolife participou da entrevista para o jornal Sintesp, e se você não viu pode ver agora mesmo clicando aqui, um dos pontos mais discutidos foi exatamente as ações que deveriam ser tomadas em relação a este tipo de barragem desde o acidente ocorrido em Fundão em 2015 na cidade de Mariana MG.

Então eis a pergunta que não quer calar: por que esperar acontecer o acidente em Brumadinho para agir?

Essa pergunta também não tem resposta. E o que sabemos que agora a proporção do acidente de Brumadinho foi imensamente maior e isso causou um impacto em nível global.

Talvez a proporção fez com que a mineradora Vale enxergasse o  “monstro” que ela mesma criou  que são as barragens deste tipo.

Acidente em Brumadinho: as obras, o luto e o aprendizado. E você?

Atualmente sabemos que obras emergenciais de contenção estão sendo realizadas em diversas regiões para aumentar a segurança até o descaracterização das barragens existentes.

Muitas coisas estão sendo feitas, mas ainda o luto para aqueles que perderam os seus entes queridos ainda não passou.

Mesmo que o luto não passe, o aprendizado fica e a vontade de mudar o rumo da SST no Brasil passou a ser o foco e nós da Prolife Engenharia estamos trabalhando para que isso aconteça. Aceita ser o nosso parceiro em prol da vida?

Fonte de pesquisas: Google imagens e site oficial da empresa Vale.

Autora: Maria Lima/Coordenadora de SST Prolife Itabirito

Saiba mais

Prolife, a empresa do presente certa para o futuro!

Os melhores vídeos de SST e eSocial da atualidade.

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.