Sabemos que no Natal ninguém trabalha mais do que os lojistas e o próprio Papai Noel, que finalmente atinge a última etapa do seu trabalho.
Você já parou pra pensar como o Papai Noel necessita da segurança do trabalho para que seu filho receba o presente de Natal sem que haja nenhum atraso?
Muito além de girar o mundo em seu trenó, andar em telhados e descer chaminés estreitas.
Aliás trata-se de tarefas bem complexas, diga-se de passagem.
Papai Noel trabalha com segurança?
Todavia, o Noel não é exemplo nenhum se olhássemos o que a NR 33 e NR 35 exigem.
O bom velhinho comanda uma fábrica de brinquedos onde emprega vários elfos que produzem os presentes durante todo o ano.
Sabemos que ele está no polo norte, mas digamos que o Bolsonaro, concedeu ao bom velhinho diversas vantagens e incentivos fiscais para trazer sua fábrica para o Brasil, quais seriam as preocupações no que tange a segurança do trabalho caso sua base de operações fosse em sei lá, na zona franca de Manaus?
Quais alterações o Papai Noel deveria fazer para vir para o Brasil?
Antes de tudo, ele terá de mudar completamente suas roupas e as dos trabalhadores, pois no polo norte as temperaturas são de -50°C e em Manaus está em torno dos 30ºC.
Após isso, o Noel deverá contratar todos os Elfos de acordo com a CLT e deverá seguir as seguintes normas:
- cumprir e fazer cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e saúde no trabalho;
- informar aos trabalhadores sobre os riscos existentes,
- as medidas de prevenção adotadas,
- os resultados dos exames médicos e de exames aos quais os trabalhadores forem submetidos;
- e os resultados das avaliações ambientais.
- elaborar ordens de SST, dando ciência aos trabalhadores;
- permitir que representantes dos trabalhadores acompanhem a fiscalização sobre sst;
- determinar procedimentos que devem ser adotados em caso de acidente ou doença relacionada ao trabalho, incluindo a análise de suas causas;
- disponibilizar à Inspeção do Trabalho todas as informações relativas à segurança e saúde no trabalho; e
- implementar medidas de prevenção, de acordo com a seguinte ordem de prioridade, eliminação, minimização através de epcs, minimização por medidas administrativas ou organizacionais e finalmente a adoção de EPIs.
Papai Noel também deverá se atentar as seguintes normas regulamentadoras:
NR 3
O embargo ou interdição que trata das medidas de urgência, adotadas a partir da constatação de alguma situação de trabalho que possa representar risco grave e iminente ao trabalhador.
NR 5
Essa norma tem como objetivo a formação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
A CIPA visa a prevenção de acidentes e doenças que venham do trabalho.
NR 6
Conforme a NR 6 ela estabelece que toda empresa é obrigada a fornecer gratuitamente o EPI completo aos seus trabalhadores.
NR 10
Essa norma que estabelece um conjunto de procedimentos e requisitos de segurança em instalações elétricas e serviços com eletricidade.
NR 12
Define as referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores.
Além de estabelecer requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas.
Papai Noel como qualquer outro trabalhador precisa se preocupar com a sua segurança e saúde para aproveitar o essa época especial com seus familiares.
Sobretudo o bom velhinho já está fazendo os seus treinamentos com a PROLIFE
Portanto aproveitando esse clima de Natal.
Nos da Prolife Engenharia e eSocial Brasil desejamos a você e sua família um Feliz Natal, e que nunca esqueçamos que esta é uma época de celebrar a vida e o nascimento de Jesus.
Autor: Guilherme Severiano Lage / Engenheiro de saúde e segurança.
Saiba mais:
Veja esse vídeo especial de NATAL SST
Papai Noel e a SST: seria a combinação perfeita para o Natal?