Entre em contato

Empatia: o caminho para mudar o rumo da SST no Brasil!

Empatia : será mesmo um caminho potencial para mudar o rumo da SST no Brasil?

Antes de avançar com esse artigo, precisamos entender de fato o conceito de Empatia. Você sabe o que significa?

Conceito de Empatia

Empatia consiste na capacidade de sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela, em outras palavras, colocar-se no lugar do outro.

Qual a relação entre a empatia e o trabalho

É inevitável termos que conviver com diferentes tipos de pessoas que possuem as suas individualidades. E no ambiente de trabalho, não é diferente.

Grande parte do dia se é passado ao lado de pessoas com diferentes modos de pensar. E para manter um ambiente sociável, em muitas circunstâncias é necessário relevar algumas situações.

Além disso, é necessário agir em prol do coletivo visando sempre a segurança de todos, tendo a ciência que toda ação gera uma reação. E que uma atitude de forma imprudente pode repercutir em consequências negativas na vida de todos. E por isso, se é tão importante ter empatia com os colegas de trabalho.

Empatia X acidente do trabalho

Embora muitas pessoas possam discordar desta relação, é necessário entender que a empatia pode ser definida basicamente por uma identificação, ou seja, se colocar no lugar do outro.

Assim dentro de uma organização isso pode ser extramente útil à medida que as pessoas comecem a exercitar esta condição, mas levando em conta a experiência vivida pelo seu colega de trabalho.

E isso fica mais claro, quando ocorre um acidente conosco ou alguém de nossa família. Automaticamente, numa situação real de acidente com um colega de trabalho, tudo que aconteceu conosco, vem à nossa mente e logo nos identificamos com a situação.

Como criar um ambiente de trabalho mais empático?

Mesmo que pareça fácil responder esta pergunta, já afirmo que não é! Pois criar um ambiente de trabalho onde as pessoas se coloquem no lugar das outras é quase impossível. Até mesmo dentro da nossa casa, temos condições desfavoráveis para a aplicação da empatia.

Um passo por vez: devagar se vai longe!

Mas o grande ponto em questão é exatamente caminhar um passo por vez no que desrespeito ao próximo. Se eu não quero que façam comigo, também não posso querer que façam ao meu colega de trabalho. Penso que é também uma questão de honestidade. Então é partir exatamente de uma autorreflexão sobre o meu comportamento no ambiente de trabalho.

Será que a empatia pode ser o caminho para mudar o rumo da SST no Brasil?

Inquestionavelmente o Brasil está passando por um divisor de águas, muitas situações desfavoráveis em relação à SST estão acontecendo. Mas infelizmente sabemos que não é do “dia para noite” que as coisas acontecem, “mágica” só existe na ficção!

Além disso, é próprio do brasileiro esperar que outros façam as coisas acontecerem. Claro que isso não isenta a responsabilidade dos governantes, mas também temos nossa parcela de contribuição. Não é verdade?

A opinião de Daniel Alves

No dia 14/07/19 o jogador Daniel Alves disse o seguinte: “Nem nos meus melhores sonhos imaginei chegar onde cheguei. Sempre pensei que o meu maior troféu era deixar um legado para pequenos sonhadores”.

Ao ver a história desse jogador podemos perceber que quem sabe “faz a hora, não espera acontecer”.  Então eis a grande pergunta: o que estamos fazendo realmente pela SST?

Cumprir apenas o que pede a legislação com medo da punição cabível é a forma mais adequada de fazer a SST?

Empatia é o algo a mais!

Mesmo que pareça uma frase clichê, este pode ser um caminho longo e árduo para mudar a SST no Brasil ,e não apenas ela mas diversas outras áreas.

Vejo que falta muito mais do humano, do que até mesmo das leis. Pois a partir do momento que me coloco no lugar do outro posso fazer as coisas mudarem de rumo. Mas é preciso querer e praticar mesmo que de forma pequena a buscar esta mudança.

A Prolife quer fazer isso com você! Vamos trabalhar juntos?

Autora: Maria Lima/Coordenadora de Segurança do trabalho

Saiba mais

SERÁ QUE A SEGURANÇA PULA CARNAVAL?

FIM DA SST: COMO SERIA O MUNDO SEM ELA?

Prolife

Prolife

Todos os serviços prestados pela Pro Life são essenciais para sua empresa e os seus funcionários. Saiba um pouco mais sobre cada um deles, entre em contato conosco.

Vídeo em Destaque

Receba conteúdos grátis