O assunto é carnaval: O mês de fevereiro é marcado por uma das maiores festas populares do país, no qual milhares de foliões saem às ruas com suas fantasias para pular o tão famoso Carnaval. E há quem diga que o ano só começa após ele.
Além disso, nessa época o clima de festividades já domina as cidades, as ruas se encontram enfeitadas e muitos já estão ansiosos para curtir a folia.
Mas será que para que tudo ocorra dessa forma, a segurança deve está presente no Carnaval?
Não é nossa intenção estragar a folia, mas você sabia que no Carnaval nem tudo são flores?
Os índices de acidentes nas estradas nessa época aumentam de forma bastante significativa, muitos são os números de mortes. Além dos inúmeros hospitais lotados com pessoas que se envolvem em brigas, ou bebem além da conta. O que pode acabar com qualquer alegria.
Certamente é tempo de festejar, será que segurança tem que ficar em segundo lugar?
Muitos dizem que carnaval é tempo de festejar, que tem que viver o hoje uma vez que só se vive uma vez.
Assim como eu particularmente não discordo, realmente temos que viver a vida para ter histórias para contar, mas que essas histórias sejam boas e que tragam risadas.
Por isso não troquem uma vida inteira por uma semana de folia, pensem no dia de amanhã, e que toda ação gera uma reação.
Quando você não age de forma segura, você pode colocar a vida de muitos em perigo.
Nesse Carnaval meu amigo!
Nesse Carnaval meu amigo, se você gosta de curtir a folia, beba com moderação e se for beber não dirija, respeite a todos bem como principalmente as suas individualidades.
Você não quer que o ano comece e termine depois do carnaval não é mesmo? Ninguém quer ser mais um número nas estatísticas. E se for para chorar, que seja de tanto sorrir! Lembre-se que nada se compara a vida. Boa folia!
Autora: Nicole Gurgel/Graduanda em Educação Física pela UFOP/ Setor de Marketing digital.
Estados com maiores índices de acidentes de trabalho no Brasil
SST no eSocial: onde estão os profissionais da “velha-guarda”?