Oratória na SST: potencialize seus treinamentos.

Oratória na SST: Indiscutivelmente a oratória na SST é de fundamental importância, visto que o instrutor que tiver o domínio dessa técnica estará preparado para argumentar de maneira clara e objetiva.

A princípio antes de falarmos sobre a oratória nos treinamentos, é preciso entender em que consiste a mesma.

O que oratória?

Basicamente, a oratória consiste em uma metodologia para desenvolver a arte de falar bem em público, de maneira sucinta, de modo a prender atenção do público.

Como aperfeiçoar oratória?

Mesmo oratória estando presente no cotidiano, a capacidade da boa argumentação não é conquistada rapidamente. Existem dois passos fundamentais para aperfeiçoá-la. Visto que o primeiro é ter conhecimento das técnicas, o segundo passo é treinar.

Mas como aplicar a oratória na SST?

Vender uma ideia não é uma tarefa fácil. Antes de tudo é preciso transmitir ao público credibilidade e segurança. Além de ter a habilidade de expressar ideias.

É imprescindível conhecer o público. Desse modo, faça perguntas para poder conquistar a confiança e fazer com que eles se sintam a vontade para contribuir no treinamento compartilhando as suas experiências. O que remete a técnica Andragogia, se quer saber um pouco mais clique aqui e acesse o nosso artigo sobre o tema.

Ademais, conte histórias relevantes ao tema de modo a aplicar à prática a teoria.

Busque sempre o contato visual.

Oratória na SST: potencialize seus treinamentos.
Oratória na SST: potencialize seus treinamentos.

 Como deve ser a postura do instrutor na apresentação?

O instrutor deve manter uma entonação vocal que desperte a atenção do ouvinte, oscilando a voz de acordo com a necessidade de chamar a atenção, além de fazer uso de um vocabulário apropriado.

É importante evitar temas polêmicos, além disso o instrutor deve vestir-se de forma adequada.

Do mesmo modo deve-se ter em mente que as pessoas aprendem de forma diferente, por isso é necessário utilizar de recursos, visuais e auditivos, a fim de proporcionar uma aquisição de conhecimentos eficaz a todos.

Quais as contribuições da oratória na SST?

Podemos dizer que aprendendo as técnicas da oratória, os treinamentos de SST se tornam cada vez mais eficaz.

Uma vez que prendem mais a atenção do público, e desse modo desencadeiam um maior interesse no assunto exposto. Gerando assim um maior aprendizado.

A Prolife por sua vez, já trilha esse caminho que é de grande aprendizagem e ganho ao time, adotando a metodologia da oratória em seus treinamentos, através de profissionais capacitados com domínio do assunto, dinâmicas, recursos visuais e auditivos.

Autora: Luciene Freitas / Graduanda em pedagogia pela UNOPAR / Técnico em Segurança do Trabalho.

Acidentes no trabalho: Será que o Pica-pau pode te ajudar a prevenir?

Validade dos cursos das NR : informações que valem ouro!

Acidente em Brumadinho : um ano do luto que não passou!

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.