Acidentes no trabalho: Quem nunca ouviu a frase “em todos os anos nessa indústria vital, essa é a primeira vez que isso acontece”, popularmente conhecida através do desenho Pica-pau em meados dos anos 70/80 que marcou a infância de muitos.
No qual o personagem Guarda-linhas, que trabalhava em uma indústria telefônica, reproduzia a frase após sofrer acidentes de trabalho. E a medida que ocorriam essas situações ele alterava-a aumentando o número de vezes de acordo com a quantidade de incidentes.
Ao analisar essa frase, nota-se que ela remete a NR 5 que consiste em uma comissão interna de prevenção de acidentes que utiliza uma placa de sinalização de segurança (placa CIPA), como um meio de estimular a diminuição de acidentes.
Mas será que são realmente fidedignos?
Existem riscos trabalhistas no desenho do Pica-pau?
Em alguns episódios do desenho que se passa no cenário representado pela indústria Vital, é possível identificar os inúmeros riscos e imprudências que o colaborador Guarda-linhas vivencia em seu trabalho.
Do mesmo modo podemos ressaltar a falta de equipamentos de proteção individual, que são de extrema importância, uma vez que minimizam a incidência de acidentes.
No desenho do Pica-pau a atividade desempenhada pelo colaborador é considerada um trabalho em altura. Fator esse que demonstra os inúmeros riscos a atividade a ser realizada.
Ademais, também é possível identificar a precariedade existente na infraestrutura do ambiente de trabalho que interfere diretamente com a segurança do colaborador.
Ao mesmo tempo que é visível os inúmeros acidentes de trabalho que o guarda-linhas sofre durante o seu dia-a-dia.
Você deve estar se perguntando, qual a relação entre o desenho do Pica-pau e a prevenção de acidentes?
A ficção se une a realidade, infelizmente em alguns locais de trabalho é possível encontrar condições que apresentam grandes riscos a saúde e segurança do trabalhador e que se assemelham aos evidenciados no desenho.
Falta de infraestrutura é uma realidade atual.
Embora as situações de risco do personagem guarda-linhas são consideradas cômicas, por outro lado fora dos desenhos animados a realidade é outra.
A cada 3 horas e 40 minutos uma pessoa morre devido a acidentes de trabalho no Brasil, segundo o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho. Estatísticas realmente assustadoras, mas que são apenas referentes ao que é apresentado. Mas será que são condizem com a realidade?
Acidentes no trabalhos acarretam prejuízos enormes à integridade física e psicológica.
O que as empresas ganham investindo em segurança?
Aplicação de condutas de segurança dentro das empresas diminui o índice de doenças ocupacionais, prejuízos matérias, gastos com a reabilitação do colaborador e contribuem para uma boa imagem da empresa.
Logo é de extrema importância seguir os procedimentos de SST, para a realização de um trabalho seguro e produtivo. Uma vez que a vida não é um desenho animado e as consequências podem ser irreparáveis, e não tendo um outro episódio no próximo dia.
Autora: Nicole Gurgel/Graduanda em Educação Física pela UFOP/ Setor de Planejamento Prolife Itabirito.
Saiba mais
Time Prolife entrando com pé direito em 2020 !
Acidentes de trabalho: será que ano de 2019 foi realmente o culpado ?