O que significa CIPA e qual a sua função?

O que significa CIPA é uma pergunta comum, mas com duas respostas, pelo menos.

A primeira seria apenas dar a definição da CIPA de maneira literal e a segunda aprofundar e compreender o que realmente significa CIPA de uma maneira mais prática.

(No final desse artigo, um kit com todos os arquivos para montar sua CIPA )

O que significa CIPA

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes-CIPA

Então o Que significa CIPA, de maneira literal?

De maneira literal, CIPA significa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

  • Comissão: Pois é um conjunto de pessoas escolhido por uma assembleia para  determinar tratativas para a segurança do trabalho.
  • Interna: Porque, essa mesma equipe está limitada as “coisas da empresa.” As atividades que a empresa realiza. Não estendendo sua autoridade para outras organizações.
  • Prevenção de Acidentes: Devido ao fato de que todo o diligenciamento dessa comissão têm foco na  prevenção dos acidentes do trabalho.

E, o que significa CIPA na prática. Qual a função da CIPA?

Quando a pergunta é o que significa CIPA podemos entender que o interessante seria entender  “qual a função da CIPA”?

Então, saiba que ela possui muitas de atribuições que estão previstas em lei, mais especificadamente na NR-05 (que você pode baixar gratuitamente no link nr 05 pdf).

Ainda, podemos destacar que o trabalho da CIPA passa por mapear riscos presentes no ambiente de trabalho e elaborar planos que viabilizem ações preventivas quanto a acidentes em potencial.

Assim também, busca medidas para evitar eventuais problemas para a saúde.

Com isso, entende-se que a comissão trabalha visando soluções para eventuais problemas recorrentes no dia-a-dia de uma empresa, evidentemente relacionados sempre à saúde e à segurança do trabalho.

Também, a CIPA deve “fazer ser vista”, divulgando o próprio trabalho e participando de discussões promovidas pela empresa.

Além disso, vale ressaltar que  a comissão tem poder até mesmo para paralisar as atividades da empresa caso seja constatado que as elas  tenham alto potencial de acidentes ou de prejudicar a saúde do trabalhador.

Por fim, a CIPA dialoga com os profissionais de segurança do trabalho afim de promover os programas de segurança como o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).

Bem, para entender muito mais sobre a CIPA, siga dois passo: Primeiro, assista esse super vídeo:

Diante disso, o segundo passo é acesse esses três super conteúdos sobre a CIPA e fique por dentro de tudo que precisa conhecer sobre essa comissão tão importânte.

O que significa CIPA

 CIPA: A história

Acima de tudo a Cipa começou a ser escrita por volta da segunda metade do século XVIII, a partir da Revolução Industrial na Inglaterra. Esse fato se deu devido ao elevado número de acidentes e lesões originados dos maquinários.

[…] Ler mais

Treinamento de CIPA: o que é e para que serve?

Portanto, o objetivo do treinamento de CIPA Possibilitar aos membros da CIPA, conhecimentos básicos do estudo da norma regulamentadora NR-5;

[…] Ler mais

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.