Acidentes de trabalho: será que ano de 2019 foi realmente o culpado ?

Acidentes de trabalho : Indiscutivelmente o ano de 2019 foi um ano bastante conturbado para área de SST, visto que ao seu decorrer tivemos diversos acidentes.

Como vale ressaltar, a tragédia que ocorreu com rompimento da barragem em Brumadinho no mês de Janeiro, a qual gerou consequências que irão se perdurar por muito tempo, algumas até mesmo são irreparáveis.

acidentes de trabalho
Será que o ano de 2019 foi o culpado pelos acidentes de trabalho?

Muitos apontam o ano de 2019 como vilão e sendo ele o culpado por tais acontecimentos, e torcem logo para a chegada de um novo ano.

Mas, será que a responsabilidade por esses acontecimentos cabe a 2019?

É bastante conveniente jogar a culpa no azar a fim de se desviar das suas próprias responsabilidades. Realmente estamos sujeitos a sofrer acidentes de trabalho, mas sem se prevenir as chances deles ocorrerem dobram ou até mesmo triplicam.  

Desse modo é necessário mudar a postura e assumir os compromissos com a segurança do trabalho. Uma vez que de nada adianta a vinda de um ano novo se a forma de agir e pensar estiverem velhas.

Por isso é de extrema importância que com o começo de um novo ano também ocorra uma renovação na forma de ver a SST e que essa nova visão prolongue por todos os 365 dias do ano, que em média terão 253 dias úteis que provavelmente serão trabalhados.

Sendo assim grande parte do tempo de nossas vidas se passa exercendo nosso trabalho, por isso se tem tempo suficiente para por todos os cuidados necessários em prática com calma e cautela para evitar acidentes de trabalho que podem ser prejudicais para a vida de todos.

A quem cabe a culpa pelos acidentes de trabalho?

Em alguns casos cabe a ganância, a irresponsabilidade, a preguiça, a falta de motivação correta, a falta de comprometimento, a negligência, a imprudência ou até mesmo o famoso “jeitinho brasileiro”.

São inúmeros os culpados, por isso não se deve jogar ao acaso essa responsabilidade de evitar acidentes de trabalho. Do contrario pode entrar década e sair década e mesmo assim tudo irá permanecer da mesma forma.

E quanto a 2020 em relação aos acidentes de trabalho?

Em 2020, inicia-se um novo um ciclo, é tempo de planejar e renovar as metas.  O imprescindível para que o ano ocorra da melhor maneira possível é exatamente a forma como irá conduzir o mesmo.

acidentes de trabalho
Vamos fazer um 2020 diferente? A Prolife está pronta para te ajudar!

Ah, e não esqueça que 2020 será o ano do eSocial e você já está preparado? Não fique preocupado, pois não paramos de trabalhar nele. Estamos prontos para te ajudar. Clique aqui e saiba como.

Pensando nisso, nós da Prolife Engenharia desejamos a você um ano repleto de paz, saúde, amor, prosperidade e principalmente segurança.  Feliz 2020!

Autora: Nicole Gurgel/Graduanda em Educação Física pela UFOP/ Setor de Planejamento Prolife Itabirito.

Saiba mais

Prolife Unidade Itabirito: a boa filha a casa torna!

Serviços de Mobilização é com a Prolife

Os melhores vídeos de SST da atualidade!

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.