Proteção Respiratória no espaço confinado : Entenda a sua importância !

Antes de tudo é importante ressaltar que a proteção respiratória no espaço confinado é de grande valia, visto que neste local além dos diversos riscos  encontramos também os riscos atmosféricos.

Proteção respiratória espaço confinado
Proteção Respiratória

Sendo assim a exposição a estes riscos sem a devida proteção pode causar doenças do trabalho a curto, médio e longo prazo e em casos mais graves a morte.

Então nestes casos a utilização adequada da proteção respiratória no espaço confinado vai  ajudar a realizar atividades com o máximo de segurança.

Seleção adequada do respirador para a proteção respiratória no espaço confinado

Em virtude da gravidade dos riscos no espaço confinado, os EPIS são indicados de acordo com os tipos encontrados durante a liberação e elaboração da permissão de entrada e trabalho.

Em vista disso, o documento é elaborado pelo supervisor de entrada.

Ou seja, cabe ao supervisor de entrada indicar ou não a utilização da proteção respiratória no espaço confinado.

Neste sentido, os supervisores, sempre que necessário, devem exigir a utilização da proteção respiratória adequada para cada risco encontrado.

Proteção respiratória no espaço confinado: Conheça os tipos

Existem diversos tipos e modelos de máscaras respiratórias no mercado, e a empresa precisa saber qual é a mais adequada.

Então, ela deve manter um programa de proteção respiratória para poder adquirir os equipamentos necessários.

Bem como proporcionar conforto e segurança durante as atividades em espaços confinados.

Além disso, precisa avaliar periodicamente a eficácia do programa por meio de auditorias regulares.

Qual o tipo de proteção respiratória mais indicada?

Durante a elaboração da PET é necessário também que se faça uma medição do nível de oxigênio com um medidor multigás ou oxímetro.

Se for encontrada uma atmosfera pobre em oxigênio uma máscara autônoma com cilindro de oxigênio acoplado ou com sistema de ar mandado pode ser o mais indicado.

Outro ponto a considerar também é que podemos encontrar uma concentração de gases inflamáveis ou tóxicos no ambiente.

Logo esses gases serão oriundos de produtos químicos, como vapores de combustíveis ou podem ser naturais como a gás metano comumente encontrado em fossas e poços.

Não importa se esses gases são imediatamente perigosos à vida ou não, sempre necessitarão de proteção respiratória.

Outras informações pertinentes

Já a máscara semifacial ou facial inteira com o filtro adequado será para gases e vapores orgânicos ou para aerodispersóides ou a combinação de ambos.

Se o serviço dentro do espaço confinado produzir gases ou contaminantes que comprometam a qualidade do ar respirável, equipamentos de ventilação e exaustão também serão necessários para um trabalho seguro.

Então lembre se: para termos uma boa saúde amanhã, a prevenção precisa acontecer hoje!

Importante:

Jamais utilize os respiradores de forma inadequada, e na dúvida consulte sempre o departamento de segurança da sua empresa.

Caso surgir dúvidas sobre o programa de proteção respiratória, não hesite em procurar a Prolife Engenharia, afinal nada se compara à vida!

Autor: Ivan Dias/Técnico de Segurança do Trabalho

Saiba mais

Programa de Proteção Respiratória é com a Prolife

Treinamentos de SST e Higiene Ocupacional

Os melhores vídeos de todos os tempos

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.