Modernização das NRs: eficiência ou eficácia?

Modernização das NRs é um tema que está indiscutivelmente em alta no Brasil nos últimos dias, não é mesmo?

O nosso país está passando um momento de transição e muitas incertezas pairam sobre nossas cabeças.

Certamente o setor que mais tem sofrido mudanças é de SST, embora os demais também passem por alterações, a área de Segurança está sofrendo as maiores.

Modernização das NR's
Modernização das NR’s: eficiência ou eficácia?

Modernização das NRs, isso é necessário?

Inquestionavelmente este é o ápice das diversas discussões em torno do assunto.

Mas devemos explanar este caso com cautela e atenção, não podemos aceitar calados tudo o que o governo quiser fazer, mesmo porque ele não pode fazer nada sem antes passar por aprovações.

É preciso acalmar os ânimos

Outro ponto desafiante é exatamente acalmar os ânimos em meio a tanta tribulação.

Infelizmente o brasileiro tem o péssimo hábito de levar tudo para o lado negativo, isso é cultural, mas causa um rebuliço sem fim.

Então em relação à modernização das NR’s só nos restar esperar que aconteça de fato, e isso não será a extinção das mesmas.

Complexidade x modernização das NRs

Atualmente temos 37 Normas Regulamentadoras ativas, logo temos uma quantidade numerosa de itens e subitens que devem ser seguidos à risca ou pelo menos deveria.

Além disso, quem aqui nunca passou por dualidade de interpretação no que tange às NR´s?

Somente para termos um exemplo concreto sugiro que assistam ao vídeo abaixo:

Assim o que podemos perceber no vídeo é que a interpretação é um dos maiores problemas. Concordam? Mas não é apenas isso, visto que para atender ao eSocial e também  para a modalidade EAD as normas precisam de atualizações.

O Brasil é carregado de leis

Outro ponto de destaque é que se o Brasil é “carregado” de leis, então por que estas não funcionam como deveriam?

E isso é válido para o setor de SST também, visto que o nosso país é campeão em acidentes do trabalho.

Segundo o site do Observatório digital de SST de 2012 até 2018 cerca de 4.503.631 pessoas sofreram com os acidentes do trabalho.

Então onde estão as falhas, uma vez que as Normas de Segurança existem?

Normas Regulamentadoras: eficiência ou eficácia?

Antes de continuar com o assunto da modernização das NR´s quero que entendam a diferença entre eficiência e eficácia, embora parecidas, elas têm uma pequena diferença. Vejamos:

Afim de melhor elucidar, a eficiência seria o ato de “fazer certo as coisas”, enquanto que a eficácia consiste em “fazer as coisas certas”.

Modernização das NRs é “fazer certo as coisas ou fazer as coisas certas”?

Para exemplificar, a eficiência seria a classificação do comportamento de alguém que agiu com perfeição na realização de um determinado trabalho.

Já a eficácia abrange um plano mais amplo, não se limitando apenas no cumprimento de um trabalho, mas sim na resolução total de uma situação.

Assim podemos concluir que as NR’s são eficientes, mas não são exatamente eficazes para evitar os acidentes. E não teremos uma resposta definitiva para isso, pois sabemos que os acidentes acontecem também por outros fatores.

Modernização das NRs: cuidado com as notícias propagadas

Indiscutivelmente estamos à beira da 4ª Revolução Industrial, então é extremamente normal que as informações cheguem com rapidez, mas “nem tudo que reluz é ouro”.

Assim devemos aprender a filtrar e propagar apenas o que for verídico, outro ponto importante é saber comentar a respeito. Quer saber mais? Clique aqui.

“Ficarmos doidos” nessa altura do campeonato de nada vai adiantar, devemos pensar positivo e somar com quem quer fazer a diferença. Conte com a Prolife para isso!

Autora: Maria Lima/Técnica de Segurança do Trabalho e Gestora Ambiental

Saiba mais

A ferramenta de SST que trabalha a favor da vida, você conhece?

Os melhores vídeos de SST da atualidade

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.