Consultoria para elaboração de PPRA

Está procurando por uma consultoria para elaboração de PPRA?

As Normas Regulamentadores são aplicáveis obrigatoriamente a todos os empregadores e empregados, sejam urbanos ou rurais. Por isso, a sua empresa precisa estar em dia com a legislação sobre saúde e segurança no ambiente de trabalho. Conte com a Pro Life para te ajudar!

O que faz uma consultoria em elaboração de PPRA?

Uma consultoria em elaboração de PPRA identifica, analisa e detecta as exposições ocupacionais aos riscos ambientais, propondo medidas de prevenção, mitigação, redução e eliminação de riscos ocupacionais.

São considerados riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes no ambiente de trabalho que, em função de sua natureza, concentração e tempo de exposição são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.

Uma identificação preliminar dos agentes físicos, químicos e biológicos é feita considerando:

  • a descrição das atividades;
  • identificação do agente e formas de exposição;
  • possíveis lesões ou agravos à saúde relacionados às exposições identificadas;
  • fatores determinantes da exposição;
  • medidas de prevenção já existentes; e,
  • identificação dos grupos de trabalhadores expostos.

Após essa etapa, uma análise prévia das atividades de trabalho dos empregados e dos dados já disponíveis relativos aos riscos ambientais então é realizada pela nossa equipe, a fim de determinar a necessidade de adoção direta de medidas de prevenção ou de realização de avaliações qualitativas ou quantitativas.

Caso seja detectado o risco grave e iminente para a segurança e saúde dos trabalhadores, devem ser adotadas medidas coletivas, administrativas e/ou individuais, seguindo as prioridades das ações como especificado na NR-09, adequadas à eliminação e/ou neutralização do risco.

Por fim, os resultados das avaliações das exposições ocupacionais aos agentes físicos, químicos e biológicos são incorporados ao inventário de riscos do PGR e devem ser registradas pela organização.

De onde vem o PPRA?

O PPRA, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, foi instituído pela Norma Regulamentadora (NR) n° 09, publicada na Portaria n° 25, de 29 de dezembro de 1994, e republicada no dia 15 de fevereiro de 1995, pelo Ministério do Trabalho. Atualmente, a nova redação da NR-09 considerada é a que foi publicada pela Portaria nº 6.375, de 10 de Março de 2020.

A NR-09 estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implantação do PPRA por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados.

Por isso, toda empresa precisa de uma consultoria em elaboração de PPRA!

A minha empresa tem apenas um empregado, é necessário a consultoria em PPRA?

Qualquer empresa, mesmo que tenha apenas um empregado, precisa ter o seu PPRA, pois o mesmo está sujeito à riscos ambientais no ambiente de trabalho.

De qualquer forma, o seu empregado estará exposto aos agentes físicos, químicos e biológicos.

Mas não se preocupe, a Pro Life está aqui para controlar isso por você!

Entre em contato conosco para avaliar uma consultoria e elaboração de PPRA!

São várias as iniciativas, avaliações e controles que uma empresa necessita para estar em dia com os requisitos de saúde e segurança do trabalho, para prevenir, preservar, minimizar e extinguir os riscos aos quais os trabalhadores são expostos.

O PPRA então é parte integrante de todo esse conjunto mais amplo de ações. Ainda, esse documento deve vir acompanhado de outro documento, o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) previsto na NR-07.

O que é e qual a diferença entre PPRA e PCMSO?

Mas afinal, o que é um PPRA?

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) visa a preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores, por meio da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

É um documento elaborado por profissionais da área de saúde e segurança do trabalho, capacitados e habilitados para sua elaboração, como é a nossa equipe da Pro Life.

O PPRA tem como objetivos principais?

  • Garantir a salubridade nos locais de trabalho;
  • Prevenir os riscos ocupacionais capazes de provocar doenças profissionais;
  • Controlar os riscos ambientais capazes de causar danos à saúde do trabalhador;
  • Assegurar aos trabalhadores padrões adequados de saúde e bem estar no ambiente de trabalho;
  • Proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

O PPRA estabelece os requisitos para a avaliação das exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos e biológicos quando identificados no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) previsto na NR-01, e subsidiá-lo quanto às medidas de prevenção para os riscos ocupacionais.

Restou alguma dúvida? A Pro Life está aqui para garantir a sua consultoria em elaboração de PPRA.

Autor: Ana Cecília Gomes / Engenheira Ambiental e graduanda em Engenharia de Produção

Saiba mais:

O que é e qual a diferença entre PPRA e PCMSO?

PPRA: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

PPRA e PCMSO no eSocial, descubra aqui como funciona:

Empresa com apenas um empregado precisa do PPRA? A Prolife responde

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.