Versão Beta do eSocial e a nova Tabela 23

Em janeiro de 2020, foi publicada a versão beta do novo leiaute simplificado do eSocial e algumas alterações foram notórias.

Uma das alterações mais significativas foi a modificação da Tabela 23 do eSocial.

O que é o eSocial?

Criado em 2014 através do decreto 8373, o eSocial, que tem como principal objetivo unificar, padronizar e digitalizar o envio de informações das empresas sobre os seus empregados, vem passando, desde então, por diversas revisões e adiamento de prazos para simplificação das informações exigidas às empresas. 

Tabela 23 do eSocial: O que mudou?

Nos leiautes anteriores, a Tabela 23 listava mais de mil agentes nocivos à saúde e à segurança dos trabalhadores.

No entanto, através da Nota Técnica Conjunta SEPRT/RFB nº 01/2020, junto a outras alterações realizadas no leiaute, a Tabela 23 passou a ser substituída pela Tabela 24.

De forma mais simplificada, agora estarão catalogados na Tabela 24 somente os fatores de risco da Previdência Social, ou seja, os agentes físicos, químicos e biológicos considerados para a aposentadoria especial. 

Todavia vale ressaltar que, embora agora seja necessário informar ao Governo somente os agentes nocivos considerados no LTCAT e PPP.

Ainda é muito importante que os demais riscos (ergonômicos e mecânicos) sejam mapeados e controlados, prezando pela saúde e segurança dos trabalhadores. 

E as modificações não foram só essas! 

A Tabela 23 não faz mais parte dos eventos de Saúde e Segurança.

Sendo assim, ela trará informações relacionadas aos dados financeiros dos funcionários, no que diz respeito ao “Relacionamento entre tipo de valor de FGTS, Categoria, Ordem, Código de Incidência do FGTS e Condição”.

Além disso, a substituição da Tabela 23 para a Tabela 24 implicou em uma mudança em todos os códigos. 

Isso quer dizer que será necessário uma atenção redobrada dos profissionais de SST na elaboração de novos documentos.

Ademais a revisão dos documentos que já foram finalizados e levaram em consideração os códigos do antigo leiaute.

Autor: Paula Monecchi / Graduanda em Engenharia de Saúde e Segurança.

Saiba mais

Como estar 100% adequado com o ESocial

Você sabe como não pagar multa no eSocial?

eSocial Brasil: o impacto nos serviços de Saúde e Segurança do Trabalho

Adequação ao eSocial, descubra aqui como conseguir!

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.