SST NO CINEMA: Vou dar uma dica para você aproveitar o tempo em casa durante a quarentena e ainda incrementar seus conhecimentos sobre segurança do trabalho.
Listamos algumas produções, que abordam de diferentes maneiras a sst no cinema para você maratonar.
E o primeiro da lista é HORIZONTE PROFUNDO: DESASTRE NO GOLFO de 2016.
Este filme retrata o acidente em uma plataforma de petróleo da companhia britânica British Petroleum em 2010.
Pois foi o responsável pelo maior vazamento de petróleo da história dos Estados Unidos.
O desastre da Deepwater Horizon, no golfo do México, ainda causou a morte de 11 funcionários e um incêndio de dois dias.
O filme é estrelado Mark Wahlberg, que dá a vida ao chefe eletricista Mike Williams.
A produção não hesita em apontar a responsabilidade da companhia e é construído sob a perspectiva dos sobreviventes, dando destaque as perdas humanas no final.
No entanto ele peca em não abordar de fato os danos ambientais.
O outro filme de nossa lista é SULLY, O HERÓI DO RIO HUDSON também de 2016.
Dirigido pelo premiado diretor Clint Eastwood e estrelado pelo também premiado ator Tom Hanks.
O filme narra um acidente aéreo real ocorrido em 2009, em Nova York. Tom Hanks vive o capitão Sully, que ficou conhecido com o herói do milagre no Hudson.
Na época, o avião comercial comandado por Sully se chocou contra pássaros durante a subida que acabaram danificando os motores da aeronave.
Entretanto para evitar a queda o piloto plana com o avião danificado até cair nas águas do rio Hudson, salvando a vida dos 155 passageiros que estavam a bordo.
A façanha do piloto fica em segundo plano, mas não esquecida. O diretor procurou se focar no processo que se seguiu após o fato, quando o piloto teve se justificar a comissão encarregada de investigar o acidente.
O próximo filme é OS 33, de 2015.
A trama se baseia nos eventos reais do acidente em uma mina do Chile, em 2010.
O drama dos 33 mineradores que ficaram presos a mais de 700 metros abaixo do nível do mar após um desmoronamento que obstruiu a única saída.
Aliás o filme conta com atores consagrados, como Antônio Banderas e o brasileiro Rodrigo Santoro.
A produção se desenrola como um suspense, como na posição do governo que rejeita os impactos negativos no caso de um falha no salvamento e a repercussão da mídia.
Apesar do debate em torno do assunto o filme se foca mais no emocionante resgate.
O quarto filme de nossa lista é FÁBRICA DE LOUCURAS de 1986
A comédia conta a história de um funcionário vivido por Michael Keaton, que após uma fábrica de automóveis localizada em uma pequena cidade americana é fechada, ele vai até Tóquio, para convencer os japoneses a assumirem a fábrica.
Afinal eles concordam com a proposta, mas ocorre um grande choque cultural, pois os métodos de trabalho oriental e ocidentais são bem distintos, causando um choque cultural.
De um lado os funcionários americanos e seu individualismo e a preocupação com eles mesmos e com seu próprio bem estar em primeiro lugar, do outro os japoneses com a ideia de que “a companhia vem em primeiro lugar”, onde o trabalho é dignificador e deve ser prioritário na vida.
Partindo agora para minisséries.
Temos a recentemente lançada na Netflix – Challenger: Voo final.
A série documental de 4 episódios, nos relembra a trágica explosão do ônibus espacial Challenger ocorrido em 1986, que foi transmitido ao vivo, se tornando o maior desastre da NASA.
Conforme a série mostra a história de cada astronauta, a dor da população e as investigações que mostraram como a arrogância da NASA causou tal tragédia.
Inegavelmente tudo bem documentado com imagens da época e depoimento dos familiares dos astronautas, incluindo a tripulante civil, a professora Christa McAuliffe, escolhida após um processo seletivo como aquela que reunia todas as características que uma pessoa precisaria ter para mexer com o coração do americano.
E por último, temos a premiadíssima minissérie da HBO, Chernobyl de 2019
Todos nós já tínhamos ouvido falar do acidente nuclear de Chernobyl, a gente sabia, mas sabia pouco.
E o que essa minissérie faz é justamente nos mostrar tudo o que aconteceu, do momento do acidente até os desdobramentos após a tragédia, em 5 episódios.
Diferentemente da dica anterior, aqui temos uma minissérie dramática sob a perspectiva do cientista Valery Legasov vivido pelo ator Jared Harris.
Além do acidente, também vemos o contexto político da união soviética e aprendemos de maneira superficial como é o funcionamento de uma usina nuclear.
A produção é extremamente realista e nos deixa tensos durante todo o tempo. é realmente imperdível.
Ademais sabemos que filmes além de entretenimento podem também ser utilizados para aprendizado.
Autor: Guilherme Severiano Lage / Engenheiro de saúde e segurança.
Saiba mais
Prevenção de Acidentes: apenas um “Oi” pode mudar tudo
Acidente fatal: Porque será que ele acontece?
Estados com maiores índices de acidentes de trabalho no Brasil