Liderança em SST: entenda as reais dificuldades desde “Adão e Eva a Moisés”!

Liderança em SST : será que é fácil ter uma liderança representativa no momento em que estamos vivendo?

Embora o termo liderança seja amplo e até complexo, vamos explanar neste artigo as reais dificuldades.

Liderança em SST
Liderança em SST: entenda as reais dificuldades!

Liderança em SST: do que se trata o assunto?

Este assunto pode ser aproveitado para todas as áreas do conhecimento, mas aqui vamos voltar para nosso campo de atuação: Segurança e Saúde do Trabalho.

E para tal é necessário entender qual o conceito de liderança e para simplificar o entendimento concluímos que liderança nada mais é do que a habilidade de conduzir pessoas, atraindo seguidores e influenciando de maneira positiva os comportamentos.

Então é válido ratificar que o papel de uma liderança é de extrema importância para conquistar os objetivos propostos e isso para a área de SST pode significar muito. Não acham?

Mas quais os problemas que a Liderança em SST pode encontrar?

Indiscutivelmente os problemas fazem parte de nossa vida, então o que deve estar em destaque é a forma como lidamos com eles.

No dia 19/07/2019 participei de uma palestra com o Professor William Castilho (formação na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise) onde o tema foi: “desafios da convivência humana na comunidade”.

As raízes…

Segundo o Professor William, as dificuldades de convivência e consequentemente de lideranças têm suas raízes em “Adão e Eva” e também em “Moisés”.

Não se espante, pois iremos explicar mais adiante e isso facilitará o nosso entendimento.

Livro do Êxodo capítulo 18, 16 -23: aqui começaram os problemas de liderança para Moisés

Conforme nos explicou o Professor William, “Moisés” foi um líder escolhido para libertar os “Hebreus”, mas ele até então não tinha delegado funções e nem tão pouco dividido o trabalho.

Assim ele sentiu na pele, o desânimo e a incapacidade para continuar a missão que lhe foi confiada. “Moisés”, na brilhante explanação do Professor, tinha produzido uma doença chamada depressão. E ela pode estar presente numa condição muito comum no ambiente de trabalho, conhecida por Síndrome de Burnout. Saiba mais!

O diálogo é um um bom caminho!

Depois desta condição, foi necessário um bom diálogo para que “Moisés” continuasse a dedicar com mestria o seu trabalho. O diálogo é muito importante para salvar vidas!

Liderança de SST: o que “Adão e Eva” têm a ver com isso?

Antes de avançarmos com este assunto é importante destacar que o ser humano tem fraquezas que são apresentadas em situações em que nem imaginamos. Daí a importância da autorreflexão e do diálogo para executarmos determinadas tarefas.

Quanto à questão de “Adão e Eva”, vamos explicar com base na passagem do livro de Gênesis 3

Embora pareça um pouco abstrata, a explicação do Professor William foi muito pertinente quando o assunto é a respeito de liderança. Infelizmente é muito difícil lidar com as pessoas que pensam e agem de maneiras diferentes umas das outras.

A vaidade é um fascínio!

No caso de “Adão e Eva” o que estava em questão foi exatamente a vaidade que é um fascínio, quando a busca é pelo poder. Isso é naturalmente humano!

Outro ponto indicado pelo Professor é exatamente que esta vaidade alimenta o Ego e nos transformam em pessoas que deixam o “mal” transbordar o “eu”.  Assim já não temos mais o equilíbrio para nos conduzir.

Os principais problemas enfrentados pela Liderança em SST são?

  • Falta de solidez interior para suportar as dificuldades do dia a dia;
  • Raízes de egocentrismo e falta de paciência;
  • Falta de preparação, humildade e de vontade;
  • Dificuldades para aceitar a opinião dos outros;
  • Busca por poder e vantagens pessoais;
  • Excesso de apego, falta de humor e empatia para relacionar com os outros.

Mesmo que tenham diversos outros fatores, os que mais importam são os que estão relacionados com o nosso interior. Para tudo que fizermos nesta vida, deve partir de dentro para fora e não ao contrário!

Liderança em SST: algumas dicas valiosas!

O Professor William nos disse que existe uma dica infalível da Vovó para resolver os problemas: “converchá”, ou seja, tomar um bom chá de erva cidreira e conversar, colocar o diálogo em prática. Assim como “Moisés” fez!

Além dessa dica, ele enumerou algumas outras:

  • Buscar a Deus antes de tudo, pois é Ele que nos dá a solidez interior;
  • Procurar fazer uma autorreflexão para que a depressão e outras doenças não sejam produzidas pela forma que estou desenvolvendo o meu trabalho;
  • Eliminar o apego e reconhecer que os outros também são capazes;
  • Não aceitar um cargo de liderança apenas para agradar alguém, é necessário ter opinião firme;

E ainda para uma boa Liderança em SST :

  • Saber organizar, dividir as tarefas para que não se crie uma dependência do líder;
  • Praticar a empatia, aceitar a sua fragilidade e ser honesto com você e com os outros;
  • Cuidar da “serpente” interior para não se tornar um prepotente e arrogante que não pensa em seu time.

E se você quer se tornar uma Liderança em SST atuante, fale agora mesmo com a Prolife! Temos um time inteiro para te auxiliar. Saiba mais!

Autora: Maria Lima/Técnica de Segurança do Trabalho e Gestora Ambiental

Saiba mais

Prolife especialista em SST e eSocial

Os melhores vídeos de SST do Brasil

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.