O ruído pode causar vários efeitos no organismo humano. Ele é risco físico presente no ambiente laboral.
Se você já sofreu com diminuição da qualidade do sono, aumento da irritabilidade e do estresse, ou se vê frequentemente distraído no trabalho, você pode estar experimentando os efeitos agudos do ruído no corpo.
Um estudo sobre a poluição sonora publicado no British Medical Bulletin, confirmou alguns sintomas graves e crônicos, como :
- Hipertensão;
- Capacidade reduzida de aprender;
- Falta de produtividade;
- Doença cardíaca;
- Diminuição ou perda auditiva permanente.
Muitas pessoas não percebem que são vítimas do ruído ocupacional porque os sintomas não se manifestam imediatamente. A perda auditiva é gradual. A menos que você esteja exposto a 100 dB ou mais durante curtos períodos (em torno de 15 minutos), você não poderá ver ou sentir o impacto imediato que o ruído tem em seu corpo.
A proteção auditiva adequada é a melhor solução para essa questão. Os regulamentos da NR 15 (ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES) estabelecem que a proteção auditiva é necessária para a exposição a níveis de ruído de 85dB ou superiores.
Padrões de ruído
Todas as empresas devem ter um programa de conservação auditiva em vigor se os trabalhadores estiverem expostos a um nível de ruído da média ponderada no tempo (TWA) de 85 decibéis (dBA) ou mais, isso para uma jornada de trabalho de 8 horas. Oitenta e cinco decibéis pode parecer muito barulho, mas não requer muita maquinaria para a atingir esse nível.
Para ter uma ideia do significado desse número, aqui estão alguns exemplos de níveis de ruído típicos:
- Conversa normal: 60-65dB;
- Uma rua movimentada: 75-85dB;
- Motor do caminhão a 1 metro: 90 dB;
- Furadeira pneumática a 2 metros: 100dB;
- Motos: 100dB;
- Cinema: alguns filmes regularmente superam 100dB durante grandes cenas de ação;
- Leitor de MP3 costumam passar dos: 110dB;
- Concerto de rock, assim como a sirene de ambulância: 120dB
[ADQUIRA AQUI SEU TREINAMENTO ONLINE DE EPI]
Sinais de aviso
Os trabalhadores devem estar alertas para alguns dos sinais, que podem indicar danos auditivos:
- Toque ou zumbido (zumbido) nos ouvidos após a exposição ao ruído;
- Ouvir as pessoas falando, mas ter dificuldade em entender;
- Experimentando um sentimento de “plenitude” em seus ouvidos depois de deixar uma área ruidosa;
O teste regular de sua audição (ou audiometria) pode fornecer a detecção precoce da perda auditiva. Saber que perdeu alguma audição significa que você está na posição de tomar medidas para evitar novas perdas auditivas. Usar protetores auditivos e tirar pausas do ambiente ruidoso durante atividades intensas de exposição ao ruído também podem proteger seus ouvidos.
Então é isso, se inscreva no nosso canal para receber mais informações de segurança do trabalho, essas informações salvam vidas.
Também, clique no sininho para ser avisado da publicação de novos vídeos.
Deus abençoe sua vida laboral e que Ele ilumine para que nenhum trabalhador se acidente ou tenha sua saúde comprometida hoje e sempre, amém.