DDS: saiba o que é, seus benefícios e como aplicar na sua empresa

E se disséssemos que é possível prevenir acidentes de trabalho, utilizando poucos minutos durante o dia e gastando quase nada, você acreditaria? Pois isso existe e se chama (DDS) — Diálogo Diário de Segurança. Já ouviu falar?

Ao longo desse artigo você te explicar o que é, qual a sua importância e o passo a passo de como aplicar o DDS em sua empresa.

DDS

O que é um DDS na segurança do trabalho?

O DDS também conhecido como Diálogo Diário de Segurança é uma ferramenta utilizada pelo SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) para gerar prevenção dentro do ambiente de trabalho de uma forma bem simples.

Como funciona o DDS?

Ele se dá por meio de um bate-papo conduzido por alguém responsável pela segurança do trabalho, membro da CIPA ou qualquer outra pessoa que tenha a capacidade de falar sobre o tema exposto, como supervisores, gerentes e especialistas das áreas abordadas. com os trabalhadores sobre os riscos no trabalho e como evitá-los. 

O DDS não demanda muito tempo, até mesmo para não ficar maçante e repetitivo. De 5 a 15 minutos diariamente, antes do expediente começar, são suficientes para um bom resultado.

Mas não é somente esse assunto que pode ser abordado. Temas relacionados à saúde, ao meio ambiente, ao emocional e às boas práticas também devem estar no roteiro desses bate-papos.

Quais os benefícios de aplicar o Diálogo Diário de Segurança?

O DDS pode servir como um reforço de instruções que já foram passadas em treinamentos ou palestras, como por exemplo, cuidados com EPI, cuidados com a saúde mental.

Além dessa função conscientizadora, o DDS é uma forma de reunir e integrar a equipe, ajudando na troca de informações que podem evitar os danos à saúde de todos os profissionais.

O DDS é um ótimo meio de se adquirir a confiança dos colaboradores, pois assim eles podem ver que são valorizados. E quando aplicado corretamente, pode se tornar um ótimo diferencial para uma empresa, é bem melhor trabalhar em uma empresa preocupada com a saúde dos trabalhadores.

Como aplicar em sua empresa?

Veja a seguir o passo a passo de como aplicar o DDS em sua empresa.

Passo 1: Comunique os colaboradores sobre o que é e como é feito o DDS. Fale sobre o local e o horário em que será realizado, deixando-os cientes de tudo pois, assim, sentirão que a empresa está atenta e se importa com a sua integridade.

Passo 2: Estabeleça um objetivo para cada momento e o que você espera com essa conversa. Mantenha o foco durante todo o bate-papo para que todos os conhecimentos sejam assimilados pelos participam

Passo 3: Leve algumas histórias do que pode acontecer se o funcionário não cumprir as normas de EPI’s, por exemplo. É comum as pessoas se sensibilizarem mais e se conscientizarem sabendo de algo que já ocorreu em determinadas situações.

Neste momento você pode abrir para que os colaboradores deem os seus relatos de forma sucinta sobre o tema exposto.

Passo 4: De nada vai adiantar o diálogo se os colaboradores não entenderem o que foi tratado, portanto, não use palavras técnicas demais. Prefira uma linguagem leve e simples, pois prende mais a atenção dos participantes e o conteúdo é assimilado com mais facilidade.

Passo 5: Para que não fique maçante, realize o seu DDS entre 5 a 15 minutos.

Ultimo passo e não menos importante: Se quiser temas diferentes para o seu DDS baixe as nossas apostilas.

Algumas sugestões de temáticas para o DDS:

  • má alimentação e baixa produtividade;
  • como manter hábitos saudáveis;
  • cuidados com a pele;
  • manuseio da gasolina;
  • oficina limpa para evitar acidentes;
  • consumo consciente;
  • sustentabilidade;
  • como ajudar a preservar o meio ambiente;
  • postura corporal;
  • comportamento e a segurança do trabalho;
  • organização de tempo;
  • valorização da família;
  • tratar os colegas de trabalho como time.

Qual a importância?

Sua maior importância está na prevenção de Acidentes do Trabalho. Uma vez que visa conscientizar os trabalhadores sobre os riscos dos ambientes de trabalho e as boas práticas de segurança.

Pode acontecer também trocas de experiências entre os trabalhadores sobre situações que já vivenciaram no ambiente de trabalho.

O Diálogo Diário de Segurança é um ótimo passo para um ambiente de trabalho seguro e saudável, com trabalhadores motivados e engajados da melhor forma possível.

Saiba mais:


Diálogo de Segurança: apostila grátis de DDS com temas inéditos

11 Dicas essenciais para sua segurança no trabalho

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.