Você sabe o que é LER e DORT?

Você conhece alguém que já foi diagnosticado com LER e DORT? Você sabe do que se trata?

O que é LER e DORT?

O que é LER e DORT?

As lesões por esforço repetitivo (LER) e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) são as doenças ocupacionais de maior incidência entre os brasileiros, segundo um estudo do estudo do Ministério da Saúde.

A pesquisa indica que, entre os 2007 e 2016, mais de 67 mil casos de LER/DORT foram diagnosticados, o que resultou num  aumento de 184% em 9 anos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, LER é apenas uma denominação genérica, sem nenhum embasamento científico, o que significa que não é uma doença, mas sim diversas afecções no sistema musculoesquelético resultantes de sobrecargas mecânicas  que apresentam características distintas que variam de intensidade.

O termo DORT foi cunhado justamente para substituir a LER, pois apesar da queixa dos sintomas por parte dos trabalhadores, grande parte não apresentava qualquer sinal de lesão.

Portanto DORT é um termo mais abrangente e adequado.

A LER/DORT pode prejudicar a profundamente a produtividade do trabalhador, os distúrbios ocupacionais mais frequentes são as tendinites principalmente no ombro, cotovelo e punho as lombalgias e as mialgias.

Quais são os fatores para o aparecimento da doença?

Quais são os fatores para o aparecimento da doença?

Alguns fatores são decisivos para que a doença possa aparecer, são eles:

  • Falta de treinamento ou condicionamento para a execução das atividades laborais;
  • Local de trabalho inadequado, ou seja, equipamentos mal posicionados, com angulação ruim ou distantes, que exijam um certo contorcionismo para utilizá-los;
  • Bem como ferramentas inadequadas
  • Longa duração da jornada de trabalho
  • Intervalos inapropriados 
  • Posturas inadequadas
  • E principalmente o desrespeito aos limites biomecânicos onde exija muita força, repetição ou se manter em certas posturas por longos períodos

Quais os setores com maior incidência de LER e- DORT?

Os setores industrial, comercial, alimentício, transporte e serviços domésticos/limpeza estão entre os mais suscetíveis às doenças.

As mais afetadas foram as mulheres (51,7%), pessoas entre 40 e 49 anos (33,6%), e indivíduos com ensino médio completo (32,7%). A região que registrou o maior número de casos foi o sudeste, com 58,4% do total de notificações do país no período.

Quais os principias sintomas?

Os principais sintomas são dor, formigamento, dormência, choque e fadiga. Esses sintomas aumentam exponencialmente, começando por pequenos períodos durante o trabalho culminando em dores que afetam nosso dia-a-dia.

Felizmente estes distúrbios têm tratamento e em casos mais graves ou em que o tratamento não seja efetivo, existem procedimentos cirúrgicos que podem curá-las.

Como prevenir a LER e DORT?

Como prevenir a DORT?

Criar um ambiente de trabalho saudável onde o limite de cada indivíduo seja respeitado ainda é a melhor forma de prevenção.

A prevenção se inicia na seleção adequada de trabalhadores, no treinamento efetivo, onde haja o aprendizado de técnicas corretas e posturas apropriadas, bem como seguir as recomendações da NR-17 ergonomia, que estabelece os parâmetros mínimos para a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores.

E não podemos esquecer que isso deve ser somado a um estilo de vida adequado, com boa qualidade de sono, condicionamento físico e manutenção da saúde em geral.

Veja mais esse vídeo para saber mais:

Autor: Guilherme Lage / Graduando em engenharia de saúde e segurança.

Saiba mais:

Ergonomia: A história que ainda não foi contada

Ergonomia afeta o eSocial? Entenda como:

Nova NR 17: 8 coisas que você pode ter perdido sobre essa polêmica

Segurança no escritório


Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.