Principais diferenças entre trabalho em equipe e trabalho em grupo

Você consegue compreender que trabalho em equipe e trabalho em grupo são diferentes? 

Por mais incrível que pareça, é verdade! Leia esse artigo até o final para entender com mais clareza essas definições. 

Trabalho em equipe ou trabalho em grupo? Prepare sua caneca de café e vamos juntos!

Atualmente, as organizações andam cada vez mais preocupadas em manter e aprimorar a qualidade do seu atendimento, serviço ou produto.

Certamente Isso faz com que aumente também a procura por conhecimento e compreensão de métodos e estudos a esse respeito.

Neste sentido, onde entra a discussão sobre trabalho em equipe ou trabalho em grupo?

A qualidade do trabalho está diretamente ligada à organização do trabalho.

Portanto, uma equipe engajada e alinhada em propósitos, objetivos e comprometimento, podem mudar totalmente o rumo dos resultados e levar a empresa a alcançar suas metas de forma mais segura e assídua.

Como diferenciar o trabalho em equipe do trabalho em grupo?

Quando profissionais se reúnem com um objetivo em comum e cada um tem sua função individual no trabalho, isso é chamado trabalho em grupo.

Indiscutivelmente o fato de estarem em grupo não implica necessariamente em cooperação com todos os integrantes para o sucesso de um objetivo e é nesse ponto que o trabalho em equipe se difere.

Um exemplo de trabalho em grupo poderia ser até mesmo uma linha de produção, em que cada um tem funções e setores específicos que culminam no produto final.

Ou seja, existe o trabalho em grupo, mas não necessariamente em formato de colaboração mútua. 

Todavia para o trabalho em equipe,  é preciso que os integrantes compartilhem não só objetivos, mas também valores e propósitos que geram motivação e inevitavelmente, criam laços entre os colaboradores.

Principais benefícios do trabalho em equipe

  • Fontes de informação diversas

Uma vez parte de uma equipe, cada membro terá contribuições diversas, por vivenciarem formações, experiências e conhecimentos diferentes.

  • Aumento da criatividade

A diversidade de pontos de vista, linhas de pensamento e olhares sob determinada situação quando bem aproveitados, afloram a criatividade dos integrantes da equipe 

  • Um problema, diversas soluções

O trabalho em equipe auxilia os envolvidos a chegarem em soluções eficazes para os problemas que se deparam durante a realização de um trabalho ou projeto.

  • Troca de conhecimento e aprendizagem

Através da troca de informações e engajamento, toda atividade vira fonte de aprendizagem para algum colaborador em um dado momento.

  • Maior envolvimento e comprometimento

O trabalho em equipe aumenta o senso de pertencimento dos envolvidos, consequentemente elevando os níveis de comprometimento.

  • Habilidades diferentes para cada necessidade

A junção de habilidades distintas é essencial para a formação de uma equipe forte e mais completa. 

Dicas para desenvolver a qualidade no trabalho em equipe

Sobretudo se você é o gestor de uma empresa e se preocupa em manter a qualidade do serviço de sua equipe de trabalho, aí estão algumas dicas para você.

  • Estimule a confiança
  • Estabeleça uma comunicação eficiente
  • Tenha flexibilidade
  • Saiba ouvir
  • Estimule o comprometimento

Sendo assim, estes são pontos importantes de atenção para manter o engajamento no trabalho em equipe, a qualidade dos serviços prestados e os resultados a serem alcançados. 

Dessa forma agora que você sabe a diferença entre trabalho em equipe e trabalho em grupo, é necessário só aplicar as dicas e sugestões deste artigo para ter uma equipe cada vez mais comprometida, engajada e alinhada com os propósitos da empresa.

Desse modo tenho certeza que essa era a peça que faltava do quebra-cabeça para sua equipe alcançar resultados ainda melhores.

Autor: Camila Duarte / Supervisora de Segurança

Saiba mais:

Ações educativas em saúde e segurança do trabalho

Síndrome de Burnout: um mal silencioso no ambiente de trabalho!

Ambiente de trabalho saudável: sabe como conquistar?