Você consegue compreender que trabalho em equipe e trabalho em grupo são diferentes?
Por mais incrível que pareça, é verdade! Leia esse artigo até o final para entender com mais clareza essas definições.
Trabalho em equipe ou trabalho em grupo? Prepare sua caneca de café e vamos juntos!
Atualmente, as organizações andam cada vez mais preocupadas em manter e aprimorar a qualidade do seu atendimento, serviço ou produto.
Certamente Isso faz com que aumente também a procura por conhecimento e compreensão de métodos e estudos a esse respeito.
Neste sentido, onde entra a discussão sobre trabalho em equipe ou trabalho em grupo?
A qualidade do trabalho está diretamente ligada à organização do trabalho.
Portanto, uma equipe engajada e alinhada em propósitos, objetivos e comprometimento, podem mudar totalmente o rumo dos resultados e levar a empresa a alcançar suas metas de forma mais segura e assídua.
Como diferenciar o trabalho em equipe do trabalho em grupo?
Quando profissionais se reúnem com um objetivo em comum e cada um tem sua função individual no trabalho, isso é chamado trabalho em grupo.
Indiscutivelmente o fato de estarem em grupo não implica necessariamente em cooperação com todos os integrantes para o sucesso de um objetivo e é nesse ponto que o trabalho em equipe se difere.
Um exemplo de trabalho em grupo poderia ser até mesmo uma linha de produção, em que cada um tem funções e setores específicos que culminam no produto final.
Ou seja, existe o trabalho em grupo, mas não necessariamente em formato de colaboração mútua.
Todavia para o trabalho em equipe, é preciso que os integrantes compartilhem não só objetivos, mas também valores e propósitos que geram motivação e inevitavelmente, criam laços entre os colaboradores.
Principais benefícios do trabalho em equipe
- Fontes de informação diversas
Uma vez parte de uma equipe, cada membro terá contribuições diversas, por vivenciarem formações, experiências e conhecimentos diferentes.
- Aumento da criatividade
A diversidade de pontos de vista, linhas de pensamento e olhares sob determinada situação quando bem aproveitados, afloram a criatividade dos integrantes da equipe
- Um problema, diversas soluções
O trabalho em equipe auxilia os envolvidos a chegarem em soluções eficazes para os problemas que se deparam durante a realização de um trabalho ou projeto.
- Troca de conhecimento e aprendizagem
Através da troca de informações e engajamento, toda atividade vira fonte de aprendizagem para algum colaborador em um dado momento.
- Maior envolvimento e comprometimento
O trabalho em equipe aumenta o senso de pertencimento dos envolvidos, consequentemente elevando os níveis de comprometimento.
- Habilidades diferentes para cada necessidade
A junção de habilidades distintas é essencial para a formação de uma equipe forte e mais completa.
Dicas para desenvolver a qualidade no trabalho em equipe
Sobretudo se você é o gestor de uma empresa e se preocupa em manter a qualidade do serviço de sua equipe de trabalho, aí estão algumas dicas para você.
- Estimule a confiança
- Estabeleça uma comunicação eficiente
- Tenha flexibilidade
- Saiba ouvir
- Estimule o comprometimento
Sendo assim, estes são pontos importantes de atenção para manter o engajamento no trabalho em equipe, a qualidade dos serviços prestados e os resultados a serem alcançados.
Dessa forma agora que você sabe a diferença entre trabalho em equipe e trabalho em grupo, é necessário só aplicar as dicas e sugestões deste artigo para ter uma equipe cada vez mais comprometida, engajada e alinhada com os propósitos da empresa.
Desse modo tenho certeza que essa era a peça que faltava do quebra-cabeça para sua equipe alcançar resultados ainda melhores.
Autor: Camila Duarte / Supervisora de Segurança
Saiba mais:
Ações educativas em saúde e segurança do trabalho
Síndrome de Burnout: um mal silencioso no ambiente de trabalho!