O que é o Sistema de Gestão de Contratos SGC VALE?

Conforme descreve a própria empresa, o SGC – Sistema de Gestão de Contratos – é o sistema oficial de gestão e mobilização de terceiros na Vale S.A., e, por isso, o cadastro de terceiros deve ser efetuado exclusivamente neste sistema.

O que é mobilização?

Em linhas gerais, o processo de mobilização deve ser realizado para que as empresas contratadas pela Vale S.A sejam habilitadas a executar suas atividades nas dependências da contratante.

Ademais por atuar no seguimento de mineração, atividade que apresenta risco grau 4, segundo classificação da Norma Regulamentadora 4 (MTE, 2008), com a assinatura do contrato a empresa contratada deve adequar sua documentação legal e dos seus empregados que prestarão serviços nas unidades da Vale conforme os riscos das atividades a serem executadas.

A esse procedimento de apresentação, avaliação e aprovação de toda a documentação exigida, se dá o nome de “mobilização”.

Para mais informações sobre o processo de mobilização, sugerimos que leia o artigo já publicado.

Mobilização : será mesmo um “bicho de 7 cabeças”?

Como é a implantação do SGC VALE?

O que é o Sistema de Gestão de Contratos SGC VALE?

Sobretudo o SGC foi concebido de forma a permitir sua implantação em todas as unidades da Vale, dentro e fora do Brasil, no futuro. Um de seus objetivos é a padronização do processo de mobilização de prestadores de serviços, considerando as particularidades de cada localidade.

Afinal por ser uma plataforma online, pode ser acessado de qualquer lugar através da URL https://sgcvale.com.br desde que a empresa contratada já possua os dados de acesso fornecidos pela Vale.

Para que serve o SGC VALE?

O sistema centraliza o processo de mobilização de terceiros da Vale no Brasil, visando garantir a uniformidade dos dados cadastrais dos prestadores de serviço, gerenciar as mobilizações e integrar todas as informações aos outros processos de controle de prestadores de serviço.

Todavia além de permitir mobilizar e desmobilizar prestadores de serviço, o SGC – Mobilização apoia os solicitantes e os gestores de contrato no gerenciamento das informações relativas às solicitações abertas no sistema.

Além disso, o SGC Mobilização é integrado, em tempo real, com os demais sistemas que fazem parte do processo de mobilização na Vale.

Fonte: Guia do Solicitante_rev3

Autor: Débora Silva / Setor de mobilização da Prolife.

Saiba mais:

Mobilização de contratos, terceiros e equipamentos

Aplicativo de Mobilização facilita um processo tido como moroso e complexo

Mobilização : será mesmo um “bicho de 7 cabeças”?

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.