O governo está trabalhando na elaboração de uma ferramenta online para o gerenciamento e análise de riscos no ambiente de trabalho para empresas de pequeno porte.
Quando será concluída a ferramenta para gerenciamento de riscos?
A ideia é deixar a ferramenta pronta no prazo de um ano definido pela nova NR1, que foi publicada em março.
Além disso é importante ressaltar que NR1 trata de maneira diferenciada as pequenas e grandes empresas.
Sendo assim estas ferramentas serão dedicadas a guiar as micro e pequenas empresas para que elas possam realizar análises de risco.
Onde estará disponível a ferramenta para gerenciamento de riscos?
A ferramenta online para gerenciamento de riscos estará disponível em um portal do governo, será baseada em um modelo que já existe na Europa e segundo o secretário de inspeção do trabalho, Rômulo Machado, funcionará como uma espécie de checklist.
Entenda na prática:
Se sua empresa for uma padaria, você irá clicar no ícone da padaria onde ela guiará a análise de risco, indicando o que deve ser feito em relação aos riscos presentes neste tipo de estabelecimento.
Quais outras normas serão revisadas?
Outra novidade é a que a NR17 que trata das condições ergonômicas nos locais de trabalho e a NR31, voltada para o setor rural serão as próximas ter suas revisões publicadas.
Quais as contribuições de revisar as normas?
Primeiramente já foram avaliadas 13 normas desde o início de 2019, todavia ainda faltam 22 normas para serem concluídas.
Segundo Machado, as revisões irão simplificar o que é possível, harmonizar as normas evitando conflito e ter muita proteção para situações de risco.
O objetivo é ter conjunto de sistema normativo protetivo, harmônico e moderno e seja efetivo na redução dos acidentes
A princípio a ideia era terminar todas elas até o fim desse ano de 2020, mas o prazo teve que ser estendido devido a crise do Covid-19.
Autor: Guilherme Severiano Lage / Engenheiro de saúde e segurança.
Saiba mais:
Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos: Entenda tudo sobre a NR-12