Como mobilizar no SGC – VALE?

Você sabe como mobilizar no SGC VALE?

Sabemos que o SGC – Sistema de Gestão de Contratos é o sistema utilizado pela Vale para mobilização de empresas terceirizadas bem como seus empregados, veículos e equipamentos.

No artigo Mobilização de contratos, terceiros e equipamentos falamos mais sobre o sistema e principais funcionalidades.

O que é preciso para mobilizar no SGC?

Quando o fornecedor possui seu contrato aprovado, em regra é realizada uma reunião inicial (Kick off) para alinhamento das questões referentes à mobilização.

Além da apresentação dos procedimentos padrão, é a oportunidade na qual são apresentadas as exigências específicas da Diretoria/Gerência contratantes.

O fornecedor antes de tudo, precisa ter em mente que a Vale por ser uma multinacional possui uma grande variedade de Diretorias e Gerencias internas conforme a natureza dos diversos serviços que são executados na empresa, assim, a documentação exigida na mobilização pode conforme as diretorias gerencias e escopo do contrato.

Por muitas vezes até o modo de organização dos dossiês dentro do sistema é diferente.

Portanto, é de suma importância que o fornecedor esclareça todas as dúvidas nesta reunião quanto as particularidades da Diretoria contratante para que não sofra impactos no prazo devido a recusa de documentação.

O login e senha de acesso ao SGC são fornecidos pela Vale, caso a empresa contratada ainda não tenha acesso ao sistema, esta deverá solicitar os contatos dos responsáveis pela criação na primeira oportunidade.

Após reunir a documentação, como devo inserir no sistema?

Em regra, toda a documentação de contrato e terceiros (empregados do fornecedor e subcontratados) devem ser inseridas no SGC para análise da equipe de SSMA avaliadora.

Nesse momento é importante conhecer a sigla da diretoria aprovadora e o local de SSO para o qual deverá ser direcionada a solicitação de mobilização.

O sistema possui manual elaborado pela Vale com todas informações acerca da inserção de dados e dossiês de documentação, geralmente todos esses anexos de apoio são enviados junto à ata de reunião de Kick off.

O procedimento é rápido? Quanto tempo leva em média?

Após submeter os dados e documentação no sistema os mesmos são direcionados às equipes que irão avaliar e validar a documentação caso a mesma esteja totalmente em conformidade.

O procedimento segue um fluxo padrão no qual é feita a análise da documentação de contrato e somente após a obtenção de aprovação nesta etapa é que são inseridas e avaliadas a documentação dos colaboradores.

O período de análise varia conforme cada diretoria, a documentação de contrato leva em média 03 à 05 dias úteis para avaliação e a documentação dos empregados pode durar de 05 a 15 dias.

O que pode impactar esse processo são as revisões de documentação, pois a além do tempo necessário para que se promova as adequações necessárias, a cada revisão o prazo de avaliação volta a contar do início.

Por isso é elementar que as contratadas solicitem todas as informações à equipe designada na reunião inicial antes de iniciar o processo de mobilização.

Precisa de ajuda para mobilizar? Faça um orçamento conosco! 

Autor: Débora Silva / Departamento de mobilização da PROLIFE

Saiba mais:

Qual a documentação necessária para mobilização?

O que é desmobilização e qual sua importância?

Mobilização : será mesmo um “bicho de 7 cabeças”?

Mobilização de contratos, terceiros e equipamentos

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.