Como investigar um acidente de trabalho?

Você já se perguntou como investigar um de acidente em uma empresa?

Existem diversas ferramentas e técnicas para se estruturar uma análise de acidente e identificar os fatores que levaram a sua ocorrência.

Para uma investigação mais ampla e técnica, o método escolhido é essencial para que se chegue em uma compreensão de como o acidente aconteceu e quais foram os fatores que levaram a sua ocorrência.

Qual os métodos para investigar um acidente?

Qual os métodos para investigar um acidente?

Consideramos hoje em dia que os métodos baseados na teoria de sistemas são os que permitem as melhores análises, eles partem do princípio de que as empresas se constituem de sistemas sócio-técnicos abertos, ou seja, ela está sujeita tanto a influências internas quanto externas, nos quais as perturbações são capazes de gerar eventos indesejáveis.

E estes métodos partem de questões direcionadas para identificar quais as perturbações, bem como a origem das mesmas.

Podemos citar como exemplo, análises de mudanças e a análise de barreiras, mas o fato é que independentemente do método utilizado a análise deve:

  • ser objetiva e imparcial;
  • identificar os fatores imediatos, subjacentes e latentes;
  • e identificar a rede de fatores em interação.

A coleta de informações e análise ocorrem paralelamente, com a  participação do SESMT, dos empregados além de especialistas caso seja necessário.

O primeiro passo para entender o que aconteceu e as razões pelo qual aconteceu é organizar as informações obtidas durante a investigação, vejamos a técnica “Por quais razões”, como exemplo:

Explicando passo a passo de como investigar um acidente

Esse é o João:

João

Ele quebrou a sua perna, na imagem a seguir temos as razões que levaram ao acontecido.

João estava numa escada, devido a gravidade teve a sua queda.

Para cada uma dessas respostas devemos perguntar novamente por quais razões até finalmente chegar em uma resposta aceitável.

Como a que a escada escorregou porque João não a amarrou.

Quais os possíveis fatores que levaram a queda?

É necessário então buscar os possíveis fatores imediatos relevantes, o que podemos entender como:

  • o local,
  • as instalações,
  • o processo,
  • e até mesmo as pessoas.

Registrando cada um deles e suas respectivas medidas de controle para cada um devemos achar os fatores subjacentes relacionados, isto é, aqueles menos evidentes, mas significativos na ocorrência, como uma exigência por parte da gerência por produção, pouca experiência profissional ou falta de capacitação.

Quais os fatores latentes?

E finalmente identificar os fatores latentes, que são as condições que possibilitam todos os outros fatores relacionados ao acidente, sendo eles:

  • hierarquia,
  • gestão,
  • planejamento,
  • organização.

Não podemos deixar de considerar as falhas humanas, afinal a razão da investigação é aprender com os erros e prevenir que eles não mais ocorram.

É necessário ter cautela quando lidamos com isso, pois necessitamos da cooperação do trabalhador e culpar alguma pessoa não trará nenhum benefício real.

Entender o motivo que fizeram o trabalhador a tomar alguma atitude nos permitirá identificar fatores subjacentes e latentes.

Qual os benefícios de uma análise bem feita?

Qual os benefícios de uma análise bem feita?

Afinal uma análise de acidente bem feita dará a possibilidade de troca de informações sobre os riscos entre empresas, fabricantes e fornecedores, nos dará clareza de como o trabalho foi realizado e principalmente, permitirá o  reconhecimento das deficiências no controle de riscos, possibilitando alterações e melhorias na gestão de saúde e segurança no trabalho.

Autor: Guilherme Lage / Graduando em engenharia de saúde e segurança.

Saiba mais:

Acidentes do trabalho e seus “benefícios “

Acidentes no trabalho: Será que o Pica-pau pode te ajudar a prevenir?

Acidente fatal: Porque será que ele acontece?

Prevenção de Acidentes: apenas um “Oi” pode mudar tudo

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.