A RAC 2 alterou após a nova diretriz global?

Rac 2: Você sabe quais alterações tiveram esse treinamento?

Para nós são quase NR – Norma Regulamentadora, mas para a Vale são chamadas em alguns casos de RAC – Requisito para Execução de Atividades Críticas.

Elas são exigidas para função que são consideradas críticas, que causam um maior risco para o colaborador ou para o ambiente de trabalho. As RAC’s são:

Quais as principais causas de acidentes em veículos automotores leves?

Uma série de acidentes tem ocorrido com envolvimento de veículos automotores leves. Uma das principais causa desses acidentes são:

  • Velocidade maior que a permitida;
  • Instabilidade do veículo; 
  • Condições ruins do veículo;
  • Fadiga do Condutor;
  • Distração, entre outras.

Observando isso, viu-se a necessidade de implementar a RAC-02, para estabelecer requisitos para a operação segura de veículos automotores a serviço da Vale.

O que comtempla a RAC 2?

Esta RAC comtempla os seguintes veículos: automóveis, veículos utilitários esportivos, pick-ups, minivans, ônibus e micro-ônibus. Os requisitos desta atividade se aplicam para todos os condutores que tem ligação direta ou indireta com a Vale. 

O treinamento possui o objetivo de compreender a importância do uso dos acessórios de segurança e inspeção das condições dos veículos, dirigir preventivamente, contribuir com a diminuição de acidentes, aplicar conceitos, requisitos e procedimentos de segurança referentes a condução de veículos. 

Sendo assim, podemos observar a preocupação da Vale para com seus colaboradores, que executam ou não a condução de veículos leves.

Sendo também uma forma de assegurar a integridade e saúde de todos ali presentes. 

O treinamento possui validade de 02 anos, devendo após esse prazo ser realizado a reciclagem. 

Quais alterações tiveram na RAC 2 após a nova diretriz global?

Os treinamentos de RAC sofreram alteração na carga horária, e isso também vale para o treinamento de RAC 2.

O mesmo agora possui a carga horária de 3 horas, sendo metade prática e metade teórica.

Anteriormente o treinamento era aplicado por um instrutor de trânsito, entretanto após a Nova Diretriz Global. O RAC 2 pode ser ministrado por um técnico de segurança do trabalho que seja homologado pela Vale.

E o conteúdo programático, teve alguma alteração?

Entre em contato conosco para saber mais!

Autor: Rhayane Alves / Téc. de segurança do trabalho I

Saiba mais:

A Nova Diretriz da Vale alterou a carga horária dos RAC

Qual a diferença entre NR e RAC?

Direção preventiva: lições do dia a dia sobre condução veicular!

RAC 02 – Direção Preventiva

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.