Em 2021 já estaremos entrando na terceira década do século XXI e junto a ele muitas mudanças virão, não só no nosso dia a dia, mas também no trabalho.
2020 está chegou ao seu fim, então por que não falar de futuro?
Porque 2021 é o ano do futuro?
Novas tecnologias, produtos e processos impactam as mais diferentes áreas do conhecimento, com a saúde e segurança do trabalho não seria diferente, como é o caso do eSocial, que vem para simplificar e modernizar e, juntamente com ele haverá inegavelmente uma mudança cultural, pois ele está nos tirando da zona de conforto que estivemos por muitos anos.
É como diz aquele velho ditado, quando as regras do jogo mudam, a forma de jogar também muda.
E a verdade é que muitas empresas ainda estão tendo dificuldades de se adaptar a esse processo.
Esse é só o futuro que está no nosso presente, mas agora vamos mais além, a indústria 4.0.
Quando pensamos nesse termo já vem na cabeça, inteligência artificial, nanotecnologia, 3d, internet das coisas, big data e por aí vai…
Quanto ao métodos de segurança antigos?
Os métodos de segurança antigos não terão mais lugar nesse cenário, é necessário nos reinventarmos, buscando capacitação e desenvolvendo novas habilidades.
Precisaremos ser criativos, inovadores e engajados, a tendência é que o engenheiro de segurança tenha um conhecimento mais abrangente.
Por exemplo, o normal hoje é que o engenheiro de segurança seja graduado em engenharia civil e pós graduado em segurança do trabalho.
Duela a quien duela, mas sabemos que uma pós não tem uma característica multidisciplinar em áreas como ciências humanas e biológicas.
Todavia, em contrapartida às dificuldades que enfrentaremos, também haverão facilidades.
Já pensou como o monitoramento pode se tornar eficiente?
Câmeras e sensores espalhados por todo local de trabalho poderão emitir alertas ou desligar automaticamente caso situações irregulares sejam identificadas, como quando alguém se aproxima de áreas perigosas, ou esteja sem o uso do EPI.
Imagine ainda, um sistema que bloqueia entrada de trabalhadores com exames ocupacionais vencidos, sistemas de machine learning que possibilitem a melhoria do processo de trabalho ou tomar decisões mais assertivas, evitando acidentes ou ainda treinamentos de segurança em realidade virtual.
Fique atento a essas mudanças, inove a cada dia e se reinvente. O futuro já é uma realidade e tenho certeza que você não quer ficar de fora
A Pro Life Engenharia e o eSocial Brasil deseja a todos um feliz 2021, repleto de amor, paz e muita saúde para você.
Autor: Guilherme Severiano Lage / Engenheiro de saúde e segurança.