Entre em contato

Quais exames ocupacionais fazem parte do PCMSO?

Você sabe quais exames ocupacionais fazem parte do PCMSO? O Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional – PCMSO, é definido e regulamentado pela Norma Regulamentadora 07.

O PCMSO definirá, através da sua consultoria em saúde e segurança ocupacional,  os exames necessários para o  monitoramento eficiente das condições de saúde dos colaboradores ao decorrer do exercício do trabalho.

Mas, você deve estar se perguntando: quais exames ocupacionais fazem parte do PCMSO? 

Todos os trabalhadores serão submetidos a um exame clínico, também conhecido como anamnese.

Neste momento, o médico do trabalho tem o intuito de conhecer o histórico de saúde do indivíduo e conhecer melhor seus hábitos de vida, com o intuito de identificar possíveis doenças pré-existentes e/ou fatores de riscos.

Essa análise preliminar também pode ajudar a sinalizar outros exames específicos necessários com base na individualidade de cada trabalhador. 

Outros exames necessários serão mapeados para cada função de trabalho desempenhada.

Estes exames específicos (chamados de complementares), bem como a periodicidade dos mesmos, serão mapeados pela ProLife e formalizados através do PCMSO, com base na natureza do trabalho realizado, das atividades envolvidas, dos riscos ocupacionais aos quais os trabalhadores estiverem expostos e de seu histórico de saúde. 

ProLife ofertando saúde ocupacional integral: uma novidade

 

pcmso

Com o intuito de expandir sua área de atuação e cuidar da saúde e segurança do trabalho de forma integral, a ProLife traz uma novidade: passamos  a atuar também no segmento das clínicas médicas, oferecendo, além da elaboração do PCMSO, a realização dos exames médicos nele mapeados.

Você poderá contar conosco em todas as etapas do cuidado à saúde de seus trabalhadores: desde a identificação dos exames necessários e suas respectivas periodicidades, até a realização dos exames em si. 

Precisa de uma clínica para fazer exames ocupacionais?

Nossas clínicas médicas foram cuidadosamente estruturadas para garantir, muito além do cumprimento dos requisitos legais de saúde e segurança do trabalho, que o exercício do trabalho não cause nenhum efeito adverso à saúde dos trabalhadores. 

Para isso, contamos com uma equipe técnica e infraestrutura de qualidade, com o intuito de que as condições de saúde dos indivíduos sejam monitoradas através dos exames citados abaixo, seguindo os preceitos da Norma Regulamentadora 07 – PCMSO: 

  • Exame admissional;
  • Exame periódico;
  • Exame de mudança de função;
  • Exame de retorno ao trabalho;
  • Exame demissional.

Apesar de ser comum a dúvida sobre quais os exames médicos devem fazer parte do PCMSO.

Preocupe-se também em garantir a análise estatística dos resultados (através do relatório anual do PCMSO, demandado pela NR 07) e em promover ações de saúde em sua empresa, que devem estar sinalizadas no cronograma de ações do PCMSO, além de ter suas evidências documentadas, a fim de garantir a efetividade dessas ações.

Conte com a ProLife em todas as etapas desse processo, e lembre-se: para nós nada se compara a vida! 

Autor: Letícia Mattos/ Engenheira de Saúde e Segurança do Trabalho.

Saiba mais:

Consultoria para elaboração de PCMSO. Porque preciso de uma?

PPRA e PCMSO no eSocial, descubra aqui como funciona:

PPRA e PCMSO: Você sabe a diferença entre eles?

Prolife

Prolife

Todos os serviços prestados pela Pro Life são essenciais para sua empresa e os seus funcionários. Saiba um pouco mais sobre cada um deles, entre em contato conosco.

Vídeo em Destaque

Receba conteúdos grátis

× Como posso te ajudar?