O treinamento Off Road 4×4 é muito importante e deve sim ser aplicado nas empresas com toda certeza.
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Antes de tudo é necessário entender o significado da palavra Off Road: A mesma significa fora da estrada, e é um termo inglês utilizado para designar atividades esportivas.
Já o treinamento Off Road é praticado em locais que não possuem estradas pavimentadas, calçadas ou qualquer estrutura urbana, ou caminho de fácil acesso.
Locais considerados fora de estrada para o treinamento Off Road
De certo podemos considerar esses locais, como aqueles que apresentam dificuldades de acesso e transposição impostos pela natureza. Como por exemplo:
- Na forma de lama;
- Pedras e erosões;
- Subidas e descidas íngremes;
- Com neve, alagamentos, etc.
Off Road Motorizado, como surgiu?
O Off-Road motorizado nasceu de uma necessidade de guerra. Os primeiros veículos foram criados durante a 2ª Guerra Mundial.
E estes tinham o objetivo de penetrar e deslocar tropas e soldados em locais de difícil acesso.
Inegavelmente os carros Off Road mais comuns são as caminhonetes e os jeeps. Logo esses carros devem ser adequados e possuírem tração.
Tipo de tração dos carros Off Road
Existe uma variedade de símbolos e definições sobre tração de veículos fora de estrada. Sendo:
- Part time;
- Full time;
- Active trac;
- Command trac;
- Quadra trac;
- Insta trac e etc.
A fim de agregar valor à sua marca, muitos fabricantes adotam alguma tecnologia que os diferencia. Mas basicamente, os tipos de tração mais comum são part time e full time.
A maioria dos carros 4X4 Off Road tem um sistema part-time, ou seja, você só pode utilizar a tração 4X4 em algumas situações específicas.
E também são nas situações de lama, areia, neve e outras situações de baixa aderência que o treinamento Off Road é aplicado.
Sendo assim alguns veículos Off Road trazem o sistema de tração full-time ou integral. Estes veículos que podem trafegar com a tração 4X4 mesmo no asfalto têm o chamado diferencial central.
Para o treinamento Off Road, quando usar a reduzida nesse veículo?
Quando necessitamos de mais força, como rebocar outro veículo atolado, ou atravessar um trecho alagado e com muita lama, usamos a tração reduzida, ou low.
Antes de efetuar a travessia, primeiro desça do carro e verifique o terreno. Logo em seguida observe a profundidade, se há grandes pedras e ou troncos que possam dificultar sua passagem ou danificar o automóvel.
Só então, geralmente com a tração reduzida e segunda marcha engatada (dependendo do motor de seu carro), entre na água devagar e imprima um ritmo constante.
Mas antes de tudo você deve seguir às recomendações do fabricante para saber até que altura seu carro poderá submergir.
Já os carros movidos a diesel são melhores para enfrentar terrenos alagados
Geralmente é necessária uma preparação adicional para vedar respiros e partes elétricas.
Subidas e descidas muito fortes, saiba como vencer usando um veículo Off Road
Sendo assim as subidas ou descidas muito íngremes podem requerer o uso da tração reduzida.
Nas subidas, você terá mais força para carregar o peso de seu carro morro acima, já nas descidas, você irá devagar e com pouco ou nenhum uso dos freios.
Então, caso o carro comece a derrapar em uma descida, um toque de leve no acelerador costuma endireitar as coisas.
Inclinação lateral do veículo Off Road, todo cuidado é pouco!
Provavelmente cada carro tem um limite de inclinação que se não for seguido, poderá tombar facilmente.
E tenho outro artigo importante sobre acidentes, para saber mais clique aqui.
Se você perceber que seu carro poderá capotar, direcione rapidamente as rodas para baixo e acelere para tentar sair desta situação o mais rápido possível.
Outro ponto a considerar é que a direção preventiva deve ser aplicada em todas as situações.
Então não se arrisque porque você acha que sabe. A segurança é tudo em todo lugar!
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