Exame admissional: Tudo que você precisa saber

Exame admissional – Saiba o que é, quais são os exames e a sua importância.

A Norma regulamentadora NR 7 que aborda sobre o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO traz as principais informações sobre os exames admissionais.

O principal objetivo nesta norma é proteger e preservar a saúde de seus empregados em relação aos riscos ocupacionais, conforme avaliação de riscos do Programa de Gerenciamento de Risco – PGR da organização.

Dessa forma, é importante que os documentos de saúde e segurança da empresa estejam atualizados.

O que exame admissional?

É o exame realizado antes que o trabalhador assuma suas atividades na empresa, além disso esse exame é exigido por lei e serve para avaliar a saúde mental e física da pessoa e diagnosticar que está apta para exercer a função.

Quais são os exames admissionais?

O exame geral realizado é o clínico, uma avaliação mais simples da saúde do trabalhador, contudo há também exames complementares que são realizados de acordo com a exigência da atividade e com relação à exposição aos riscos ambientais no local de trabalho.

Para saber quais são os exames complementares, os riscos ocupacionais devem estar classificados no PGR e tecnicamente justificados no PCMSO.

Por exemplo, os trabalhadores expostos a poeiras minerais e com indicação de uso de equipamentos individuais de proteção respiratória devem realizar exame de espirometria na admissão e periodicamente a cada dois anos.

Ademais, no exame admissional, fica a critério do médico responsável aceitar os exames complementares realizados nos 90 dias anteriores, exceto quando definidos prazos diferentes nos Anexos da NR 7.

Por que o exame admissional é importante?

É importante para identificar possíveis alterações na saúde do trabalhador antes de iniciar as atividades da função.

Além disso, após a realização dos exames o médico emite o ASO (Atestado de Saúde Ocupacional), documento essencial que comprova o histórico de saúde e a aptidão para o trabalho.

Não sabe qual clínica fazer os exames?

Não se preocupe, na clínica médica ocupacional da Prolife você encontra o que precisa e com a qualidade de quem é autoridade em saúde e segurança.

Para mais informações clique aqui ou envie um e-mail para: [email protected]

Autora: Luana Lacerda Santos – Auxiliar Técnico Segurança do Trabalho e Graduanda em Engenharia de Saúde e Segurança

Saiba mais:

Exames Ocupacionais

Quais exames ocupacionais fazem parte do PCMSO?

Consultoria para elaboração de PCMSO. Porque preciso de uma?

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.